Foto: Davi Lemos/Politica Livre
A advogada Daniela Borges, pré-candidata à presidência da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) 16 de setembro de 2021 | 19:45

Daniela Borges diz que defesa da democracia é compromisso de sempre da OAB

exclusivas

A advogada Daniela Borges, pré-candidata à presidência da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), ressaltou, em conversa com este Política Livre no início da noite desta quinta-feira (16), que o fortalecimento da advocacia é um dos compromissos da OAB de sempre, não são de agora. “São compromissos dos noventa anos da OAB, na defesa da Constituição, do estado democrático de direito e dos Direitos Humanos”, disse Daniela Borges, antes do início do evento de lançamento das pré-candidaturas dela e da advogada Christianne Gurgel, realizada no Clube Espanhol, em Ondina, pelo movimento “União pela Advocacia”.

“Eu tenho dito sempre não há justiça sem uma advocacia fortalecida porque é assim que se garante, de fato, a possibilidade de uma decisão justa, com advogadas e advogados fazendo a defesa de forma ampla, com contraditório, para que a gente tenha efetivamente a possibilidade da magistrada e do magistrado darem uma decisão justa”, pontuou a advogada, pré-candidata apoiada pelo atual presidente da Ordem na Bahia, Fabrício Castro, e pelo vice-presidente nacional da OAB, Luiz Viana Queiroz.

Ao comentar sobre a defesa do estado democrático, Daniela Borges ressaltou que “estado de direito ele nasce a partir da premissa de que quem exerce o poder tem que exercê-lo de forma limitada”. Ela destacou o papel dos advogados no momento em que é necessário combater o abuso de poder: “Somos nós os soldados no front quando os direitos são violados e por isso a advocacia é tão importante para a realização da justiça e para a democracia”.

Daniela Borges apontou a importância de haver uma advocacia fortalecida e com condições de trabalhar, “com prerrogativas sendo garantidas de forma efetiva e ao mesmo tempo com o judiciário que funcione”. A advogada também defende uma retomada imediata do funcionamento presencial dos fóruns e tribunais. “Isso é importante para a advocacia, para o Judiciário e para a sociedade baiana”, disse Daniela Borges.

Davi Lemos
Comentários