Foto: Reprodução
O ditador venezuelano Nicolas Maduro é pintado como o herói "Super Bigote" (Super Bigode) 05 de dezembro de 2021 | 14:57

Maduro vira herói Super Bigode em animação de TV estatal da Venezuela

mundo

Políticos elogiarem a si mesmos e a seu próprio governo não é novidade em nenhum país do mundo. O ditador venezuelano Nicolás Maduro, porém, foi mais longe e se lançou como um super-herói -literalmente. A TV estatal do país exibiu na última semana o primeiro capítulo da animação “Super Bigote” (super bigode), personagem baseado no ditador. Com capa e capacete de operário -que sobe automaticamente tal qual o Homem de Ferro, dos Vingadores-, o herói combate o império americano e outros inimigos, inclusive opositores representados como galinhas.

Na estreia, de pouco mais de 1 minutos, Super Bigode salva os venezuelanos do líder dos Estados Unidos, representando como um personagem de cabelo loiro que lembra o ex-presidente Donald Trump. O vilão aperta um botão vermelho que envia um avião até o país sul-americano, causando um apagão elétrico.

O episódio é provavelmente uma referência a uma pane elétrica generalizada que ocorreu em março de 2019, deixando 23 dos 24 estados venezuelanos às escuras. Enquanto a oposição culpou o regime do pela falta de investimento em hidrelétricas, que gera falhas constantes, Maduro disse na época que se tratava de uma sabotagem provocada pelo governo dos Estados Unidos, em conluio com seus opositores políticos.

Dois desses oponentes, Julio Borges e Henry Ramos, são representados na animação como galinhas, que dizem ao líder dos EUA terem tentado de tudo para derrubar Super Bigote -“armadilhas, mentiras, fraudes, a OEA [Organização dos Estados Americanos]”. A animação foi exibida pelo canal VTV.

Flávia Mantovani / Folhapress
Comentários