Foto: Divulgação
Alagamento em Itapetinga 28 de dezembro de 2021 | 11:30

Sindicato Rural se engaja no socorro às vítimas da chuva em Itapetinga

interior

Os produtores rurais de Itapetinga estão mobilizados na arrecadação de fundos para socorrer as vítimas das chuvas na região. Na cidade, há 3,5 mil desabrigados devido à enchente do Rio Catolé que atingiu principalmente os bairros de Ângelo Espinheira, São Francisco, Vila Rosa e Lunolândia, causando sérios prejuízos aos moradores.

Em parceria com a prefeitura municipal, o Sindicato Rural de Itapetinga está disponibilizando uma conta bancária para doações: Banco do Brasil, agência: 0417-0, conta corrente: 6282-0, Sindicato Rural de Itapetinga, PIX (CNPJ): 1374822300018.

Segundo o presidente da entidade sindical, Dilermando Campos, com os recursos já doados por mais de 400 produtores, já estão sendo comprados cestas básicas, colchões e cobertores para os desabrigados. Campos informa que cabe à prefeitura a distribuição dos donativos. “Entendemos que essa seja a melhor forma de atender o maior número de necessitados”.

O Sindicato Rural também disponibilizou o Parque de Exposições para abrigar as vítimas da enchente e seus animais. “Estamos unindo nossos esforços ao da prefeitura e os poderes públicos estadual e federal para superarmos esta tragédia”, diz Dilermando Campos, que esteve ontem com o ministro da Cidadania, João Roma, e o governador Rui Costa. Os dois estiveram em Itapetinga.

O prefeito Rodrigo Hage estima que os prejuízos causados pelas chuvas aos patrimônios público e privado em Itapetinga sejam da ordem de R$ 25 milhões. Além do comércio e indústria, a calamidade afetou a atividade agropecuária, que ficou impedida de escoar a produção e teve a venda de gado interrompida.

A falta de água potável na cidade é um problema que preocupa o prefeito. A central de abastecimento também foi atingida pelas chuvas, causando a interrupção do abastecimento municipal. Hage já providencia a instalação de uma estação para garantir parte do fornecimento de água potável à população. Mas, enquanto não se concretiza essa medida, ele apela por doações de água mineral para consumo humano.

Comentários