Foto: Divulgação
Estudantes da rede municipal de Cachoeira 25 de março de 2022 | 19:16

Prefeitura de Cachoeira elabora com população Plano Municipal de Educação Antirracista

interior

A Prefeitura de Cachoeira, através da Secretaria da Educação, está interagindo com a população local na construção coletiva do Plano Municipal de Educação Antirracista. Quem tiver interesse em sugerir e contribuir, é necessário preencher o formulário https://forms.gle/xmxDVE7NXLTw7sbU8 até 31 de março.

De acordo com a prefeita Eliana Gonzaga (Republicanos), Cachoeira larga na frente com esta iniciativa. “Teremos uma educação com equidade. A educação é um direito prioritário de todos, assegurado pela Constituição Federal, independente de raça, orientação sexual, religião ou qualquer outra diferença. Por isto, este Plano Municipal de Educação Antirracista, que estamos construindo coletivamente, é fundamental para Cachoeira, uma cidade majoritariamente negra e de cultura afrodescendente potente”, pontuou.

Segundo ela, “com este Plano, vamos devolver o sorriso de nossas crianças negras; com este plano, vamos elevar a autoestima de nossos adolescentes; com este plano vamos protagonizar os jovens e adultos da rede Municipal”.

De acordo com o secretário municipal da Educação, Roberto Franco, o plano foi pensado por Cachoeira ser uma cidade em que mais de 80% da população se declara negro ou pardo. “A ideia é tratar a questão antirracista desde a escola. O corpo pedagógico da Secretaria da Educação entende que essa abordagem começa desde a educação infantil”, disse.

“A prefeita Eliana Gonzaga, primeira prefeita negra da cidade, incentivou a Secretaria de Educação a fazer o plano, lançado em novembro de 2021, durante as comemorações do Novembro Negro. Acreditamos que uma educação emancipadora, antirracista e democrática se faz com a participação de todos”, afirmou o secretário.

Em novembro do ano passado foi realizada uma audiência pública, na Câmara Municipal de Cachoeira, para debater a construção do Plano Municipal de Educação Antirracista.

Comentários