Foto: Dimitar Dilkoff/AFP
Bombeiros trabalham nos escombros de prédio destruído por ataque aéreo em Derhatchi, na Ucrânia 26 de maio de 2022 | 10:05

Soldados da Rússia admitem culpa por bombardeio de escola na Ucrânia em 2º julgamento de crimes de guerra

mundo

Dois soldados da Rússia capturados pela Ucrânia se declararam culpados por bombardear uma cidade no leste do país. O julgamento iniciado nesta quinta-feira (26) é o segundo aberto para decidir sobre crimes de guerra cometidos desde a invasão russa em 24 de fevereiro.

A promotoria do tribunal de Kotelevska, no centro da Ucrânia, pediu pena de prisão de 12 anos para Alexander Bobikin e Alexander Ivanov. O advogado dos russos pediu clemência, alegando que, como soldados, eles estavam apenas seguindo ordens e que eles estariam arrependidos de seus atos.

Bobikin e Ivanov admitiram ter feito parte de uma unidade de artilharia em Belgorodo, cidade russa próxima à fronteira com a Ucrânia de onde teriam disparado contra a região de Kharkiv. O ataque teria atingido uma escola na cidade de Derhatchi.

“Sou completamente culpado dos crimes dos quais sou acusado. Disparamos da Rússia contra a Ucrânia”, disse Bobikin durante a audiência. “Eu me arrependo e peço redução da pena”, disse Ivanov. A audiência durou menos de uma hora, e o veredicto está previsto para 31 de maio.

Pedindo para não receber a pena máxima de prisão, Ivanov disse: “Eu me arrependo e peço a redução da pena”.

A audiência durou menos de uma hora. O veredicto está previsto para 31 de maio.

Na última segunda-feira, um soldado russo foi condenado à prisão perpétua por ter executado um civil ucraniano na região de Tchernihiv.

Folha de S. Paulo
Comentários