Foto: Divulgação
Vereadora de Vitória da Conquista, Viviane Sampaio (PT) 02 de maio de 2022 | 18:50

Vereadora acusa prefeita de Vitória da Conquista de demitir 57 médicos que atendiam pelo SUS

interior

No final do mês de março, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista demitiu 57 médicos que atendiam pelo SUS na cidade, tanto nas unidades de saúde como nos serviços especializados e pactuados com outros municípios. A demissão, segundo denúncia da vereadora Viviane Sampaio, teria sido autorizada pela prefeita Sheila Lemos (União Brasil).

“Estão faltando médicos na cidade porque a prefeitura decidiu por prejudicar a população. Foi por falta de planejamento da gestão da Secretaria Municipal de Saúde que teve que realizar a demissão dos profissionais, sem antes realizar a contratação de novos médicos. Se já estava difícil marcar consultas e exames ou passar por um médico especialista, agora isso é praticamente impossível em Vitória da Conquista”, disse a vereadora, que também é presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal.

Viviane destacou ainda que serviços essenciais, como a rede de atenção à saúde mental e o centro municipal de reabilitação, também foram prejudicados e lembrou que a redução do atendimento na rede básica sobrecarrega o atendimento de urgência, como a UPA e o Hospital Geral. “Infelizmente, a Prefeitura de Vitória da Conquista não está cuidando da população que mais precisa. Quem precisa de médico não pode esperar, a dor não espera!”, enfatiza.

Na semana passada, após reportagem da Rede Bahia, a Prefeitura divulgou o chamamento público de empresas para contratação dos médicos e afirmou que eles começariam a atender na rede nesta segunda-feira (2), no entanto, quem buscou atendimento nas unidades de saúde encontrou a mesma situação, segundo relato da vereadora Viviane Sampaio.

Comentários