Foto: Divulgação
Babá Pecê de Oxumaré 15 de agosto de 2022 | 16:52

Babá Pecê, da Casa de Oxumarê, recebe Medalha Zumbi dos Palmares da Câmara de Salvador

salvador

A Câmara Municipal de Salvador irá entregar, na próxima quarta-feira (17), a medalha Zumbi dos Palmares ao líder religioso Sivanilton Encarnação da Mata, mais conhecido como Babá Pecê, do terreiro de candomblé Ilê Axé Oxumarê, na Federação. A entrega da Medalha acontecerá no plenário Cosme de Farias, às 18h30, e foi solicitada pela vereadora Marta Rodrigues (PT), em reconhecimento à importância do babalorixá para as religiões de matriz africana e seu papel fundamental no combate ao racismo e à intolerância religiosa.

Para Marta Rodrigues, que também preside a Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia Makota Valdina, o reconhecimento se dá pelo fato de Babá Pecê exercer não só o papel fundamental na luta antirracista e contra o racismo religioso, mas também ocntra a pobreza e pela justiça social.

“Babá Pecê é uma figura importante não só como ser humano, mas também enquanto líder religioso do Ilê Axé Oxumarê, instituição que realiza diversos projetos sociais junto às comunidades negras, contribuindo para o desenvolvimento e inclusão da população do entorno. Nada mais justo do que receber a Medalha que leva o nome de um dos maiores líderes do Brasil no combate a escravidão, que criou o maior quilombo de resistência e luta que este país já teve. Um terreiro de candomblé é também um grande quilombo!”, diz a vereadora.

Em novembro de 2021, Babá Pecê, foi homenageado na Câmara de Salvador com uma sessão especial pelos 30 anos de sacerdócio à frente da Casa de Oxumarê, a qual assumiu em 1991. “Sob sua gestão, importantes reconhecimentos foram conferidos ao terreiro de candomblé: Território Cultural Afro-Brasileiro pela Fundação Cultural Palmares (2002), tombamento como Patrimônio Material e Imaterial do Estado da Bahia pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC (2004), tombamento como Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil, em 2014, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em Brasília, sendo inscrito Livros de Tombo Histórico e no Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, como Patrimônio Nacional do Brasil em 2014”, frisou a vereadora.

Comentários