Foto: Divulgação/Arquivo
Deputado federal José Rocha 23 de dezembro de 2022 | 16:35

José Rocha diz que indicação de Elmar Nascimento para ministério foi feita por unanimidade pela bancada do União Brasil

exclusivas

O deputado José Rocha afirmou nesta sexta-feira (23), em conversa com este Política Livre, que a bancada União Brasil na Câmara Federal, da qual faz parte, fechou questão na indicação do colega baiano Elmar Nascimento para o ministério do presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Até mesmo os parlamentares da sigla que pretendem fazer oposição ao novo governo aceitaram Elmar. “Não há outro nome. O partido vai fazer duas indicações, um de cada Casa do Congresso Nacional”, declarou.

Elmar, que deve ficar com o Ministério da Integração Nacional, é líder do União Brasil na Câmara, e foi relator da PEC da Transição, dando ao baiano, que é adversário do PT no estado, ainda mais força na disputa por uma vaga no primeiro escalão do futuro governo, como revelou o Política Livre nesta quinta (clique aqui para ler). A articulação e os votos do partido dele foram fundamentais para a aprovação da proposta. Além disso, ele tem o apoio do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

“Trata-se de um excelente nome. Acho que vai ser muito bom para a Bahia. Ele vai fazer um trabalho importante em qualquer um dos ministérios para o qual for indicado, que não sabemos qual é, pois é preciso que seja anunciado pelo presidente. A bancada da Câmara está fechado com ele e com certeza ele estará no primeiro escalão”, disse José Rocha.

O Política Livre apurou que três ministérios estão na mira do União Brasil: o da Integração Nacional, que deve ter Elmar Nascimento como titular, o das Cidades e o de Minas e Energia. A senadora eleita pelo partido em Tocantins Professora Dorinha é a favorita na cota do Senado para uma das outras duas pastas.

Lula abriu o diálogo com as bancadas para a participação do União Brasil no governo pela necessidade de ampliar a base de sustentação no Congresso, o que ficou evidente durante a votação da PEC da Transição. Diante do fortalecimento do nome de Elmar, o petista teve que ignorar as críticas feitas pelo PT da Bahia à indicação, em função da postura ácida do parlamentar ao próprio Lula e pelo apoio ao governo Jair Bolsonaro (PL). Além disso, a confirmação do nome de Elmar atenderia aos interesses do grupo de Arthur Lira, do qual o baiano faz parte.

Comentários