Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
O deputado Elmar Nascimento 24 de dezembro de 2022 | 10:56

Possível indicação de Elmar para Integração Nacional de Lula divide petistas

exclusivas

Cotado para assumir o comando do Ministério da Integração Nacional, o deputado federal Elmar Nascimento (União-BA) divide opiniões no PT. Adversário de longa data dos governos petistas, o líder do União Brasil na Câmara pode ajudar a concretizar a aproximação de Lula com o partido no Congresso.

No entanto, quando surgiram as primeiras especulações em torno da possível nomeação de Elmar para a Esplanada de Lula, o deputado federal Jorge Solla (PT-BA) não poupou críticas públicas. “Elmar atacou Lula com ofensas rasteiras, chamou de ‘condenado’ e ‘ex-presidiário’, repisando a narrativa golpista que manteve Lula preso injustamente por 580 dias e lhe tirou das urnas em 2018. Se é essa a imagem que tem do presidente, por que quer fazer parte de seu governo?”, disse, em publicação no Twitter no último dia 12.

Por outro lado, o futuro secretário da Casa Civil de Jerônimo Rodrigues (PT), o deputado federal Afonso Florence (PT-BA), disse nesta semana que aprovaria a indicação. “Elmar já manifestou críticas ao PT e a Lula. Se ele vem para a base de sustentação, quem alterou a posição política foi ele, e não nós. Ele é que tem de explicar, e não nós, que buscamos ampliar a nossa base parlamentar no Congresso”, pontuou.

Em conversa com o Política Livre, outro parlamentar petista elogiou Elmar Nascimento enquanto articulador político, revelando apoiar a entrada do aliado de ACM Neto (União) para a equipe de Lula. O presidente eleito, inclusive, tem oferecido muitos espaços a partidos que fizeram oposição ao PT ou apoiaram o impeachment de Dilma Rousseff (PT). O MDB, por exemplo, deve ficar com dois ou três ministérios.

Política Livre
Comentários