Foto: Divulgação/Arquivo
A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) 03 de janeiro de 2023 | 17:45

Alice Portugal diz que PCdoB ficou satisfeito com espaço ofertado por Jerônimo no secretariado

exclusivas

Presente na solenidade de posse dos secretários do governador Jerônimo Rodrigues (PT), nesta terça-feira (3), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) afirmou que o partido dela ficou satisfeito com a composição do primeiro escalão do Executivo estadual.

Os comunistas assumiram o comando das secretarias de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre), com Davidson Magalhães, e da Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), com Ângela Guimarães. No segundo escalão, o PCdoB deve manter o comando da Bahiagás.

“Acredito que foi um debate muito equilibrado esse processo de composição. Obviamente que somos a força que temos maior continuidade no processo de construção dessas vitórias (encabeçadas pelo PT nos últimos 16 anos), desde a primeira hora, nas alegrias e nas tristezas. Mas nos sentimos bem representados e fizemos indicações de nomes preparados para as funções”, declarou a este Política Livre.

Sobre o espaço do PCdoB no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ficou com o ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – assumido pela presidente nacional da legenda, Luciana Santos -, Alice Portugal reconheceu que o resultado ruim da sigla nas eleições dificultou as negociações.

“Embora a Bahia tenha tido o melhor resultado para o Brasil, elegemos apenas seis deputados federais, número que deve subir para nove, pois esperamos que seis suplentes assumam em fevereiro. Dessa forma, nos coube objetivamente a Ciência e Tecnologia. Mas temos convicção de que Luciana fará um excelente trabalho”, ressaltou a parlamentar.

Entre os seis deputados federais do PCdoB eleitos nacionalmente, a Bahia foi o único estado que emplacou dois: além de Alice Portugal, Daniel Almeida também conseguiu a reeleição. Por conta disso, o nome de Davidson Magalhães, presidente do partido na Bahia, chegou a ser cotado para o Ministério do Trabalho, mas Lula não atendeu ao pedido da sigla.

Política Livre
Comentários