Foto: Divulgação
Luiz Caetano, Jusmari Oliveira e Adélia Pinheiro 04 de janeiro de 2023 | 08:13

Pelo menos três secretários de Jerônimo admitem ou evitam descartar candidaturas nas eleições municipais de 2024

exclusivas

Pelo menos três dos 26 secretários do governador Jerônimo Rodrigues (PT) admitem ou não descartam a possibilidade de disputar as eleições municipais em 2024. Ou seja, eles podem ficar nos cargos por apenas um ano e três meses, em função do prazo de desincompatibilização. Dentre os três nomes, uma secretária de perfil técnico concorreria a um cargo eletivo pela primeira vez.

Secretário das Relações Institucionais, Luiz Caetano (PT) afirmou que vai definir em dezembro deste ano se será candidato a prefeito de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O petista, que já administrou a cidade, disse a este Política Livre que a esposa dele, deputada federal eleita Ivoneide Caetano (PT), também é uma das opções para disputar a Prefeitura, hoje gerida por Antonio Elinaldo (União), adversário político do casal.

A deputada estadual Jusmari Oliveira (PSD), que ainda não tomou posse como secretária estadual de Desenvolvimento Urbano, afirmou que existe a possibilidade de concorrer à Prefeitura de Barreiras, principal município do oeste do Estado. Ela também já comandou o Executivo do município, atualmente chefiado por Zito Barbosa (União), concorrente político da parlamentar.

“Quem está na chuva é para se molhar. Claro que existe a possibilidade de uma candidatura, embora ela não esteja desenhada hoje. A gente está no processo político e Barreiras é uma cidade muito importante, da qual tenho participado da vida pública ativamente”, declarou a parlamentar a este Política Livre.

Já a secretária estadual de Educação, Adélia Pinheiro, pode ser a novidade entre os quadros do secretário de Jerônimo a concorrer nas eleições de 2024. Ela ainda não é filiada a partido político, mas, quando questionada pelo Política Livre sobre o assunto, não descartou, embora de maneira enigmática, disputar a Prefeitura de Ilhéus, embora tenha nascido em Itabuna.

“Eu estou no campo político, da democracia, de diálogo, e esse é meu exercício o tempo todo. Nesse momento minha tarefa é importante, para a qual fui designada pelo governador Jerônimo, o que é um desafio, porque ele me antecedeu na secretaria. Mas entendo sim que a política se faz com diálogo e cuidando de gente, de quem cuida da gente”, disse Adélia. Quando indagada sobre em qual partido pretende se filar, ela respondeu: “Juro que vou contar a você primeiro”.

Os outros secretários que se licenciaram dos mandatos parlamentares para assumir funções no Executivo descartaram candidaturas em 2024, a exemplo do titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso (PT), que já foi prefeito de Serrinha, na região sisaleira. “Serei secretário de quatro anos. Esse é meu compromisso com Jerônimo”, frisou.

Vale lembrar que o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) já manifestou em diversas ocasiões após a eleição do ano passado o desejo de disputar a Prefeitura de Salvador.

Política Livre
Comentários