Foto: Política Livre
Quinho deve eleito por aclamação para ser o novo presidente da UPB 12 de janeiro de 2023 | 13:24

Prestes a ser aclamado presidente da UPB, Quinho salienta unidade entre prefeitos e mira protagonismo da entidade

exclusivas

Em entrevista exclusiva a este Política Livre, o prefeito de Belo Campo e vice-presidente institucional da União dos Municípios da Bahia (UPB), José Henrique Tigre, mais conhecido como Quinho (PSD), comentou sobre a possibilidade real de assumir o comando da UPB no biênio 2023/2024. Na última semana, o gestor foi escolhido como o nome do governo para concorrer ao pleito, que deve elegê-lo por aclamação.

Sobre a construção do processo de indicação do seu nome, Quinho salientou que as discussões foram “exaustivas”, mas que a União, sob seu comando, buscará a continuidade do protagonismo. “Depois de uma discussão exaustiva com diversos nomes que foram colocados, entenderam que o melhor nome para uma chapa única é o prefeito Quinho. Estou muito feliz. Quero fazer com que a UPB tenha protagonismo que já vem tendo historicamente”, disse o prefeito e provável presidente da UPB.

O gestor ainda pregou “união” entre os prefeitos baianos e salientou que o seu mandato na União dos Municípios da Bahia será de diálogo com o governo de Jerônimo Rodrigues (PT) e com o presidente Lula (PT).

“Quero a união dos prefeitos, um municipalismo diferenciado. Acredito que teremos uma eleição por aclamação. Temos o maior quantitativo de prefeitos inscritos na instituição, haja vista a notoriedade que a UPB ganhou. Acredito que nós vamos sair unificados com o maior número de filiados da história da UPB”, completou.

Quinho enfatizou que já tem atuado, mesmo ainda não sendo eleito oficialmente, para garantir benefícios aos municípios, principalmente aqueles que não alcançaram coeficiente para ter direito ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

“Ontem estive em Brasília representando os municípios baianos, principalmente aqueles que perderam coeficiente de FPM, e fui muito bem recebido, tanto pela Casa Civil, quanto pela AGU e TCU. O clima, hoje, em Brasília, mesmo depois dos acontecimentos no último domingo, é outro, de reconstrução do país, de união. Vamos fazer uma reconstrução grande, principalmente no que tange as grandes obras”, salientou.

Quando perguntado sobre o papel da UPB nas eleições municipais de 2024, o prefeito Quinho cravou que a União trabalhará para a ampliação das bases do governador Jerônimo e do senador Otto Alencar. “Com certeza vamos entrar firmes em 2024. Quero fazer o maior número de prefeitos possíveis para que a base do governador, do senador Otto seja fortalecida e ampliada. A UPB trabalhará nessa articulação, embora seja uma instituição independente, nós queremos estar próximos dos prefeitos que nos ajudaram no decorrer desta caminhada”, concluiu o prefeito em conversa com este Política Livre.

A eleição dos membros da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal ocorrerá no dia 14 fevereiro, conforme o documento que foi publicado no site da entidade na última quarta-feira (11). A nova gestão eleita deverá tomar posse no dia 14 de março, quando se encerra o mandato da atual diretoria presidida pelo prefeito de Jequié, Zé Cocá.

Política Livre
Comentários