Sigla pretende comandar o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) 04 de janeiro de 2023 | 14:29

PV pede ao PT nacional comando do FNDE e negocia esta semana espaço no segundo escalão de Jerônimo

exclusivas

O PV pretende intensificar esta semana as negociações por espaço no segundo escalão nos governos federal e estadual. O partido ficou sem ministério no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), embora tenha eleito o mesmo número de deputados federais do PCdoB, que ficou com a pasta da Ciência, Tecnologia e Inovação. Na Bahia, a sigla levou a secretaria do Turismo.

O Política Livre apurou junto à bancada do PV na Câmara Federal que o desejo do partido é comandar o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que tem um orçamento de mais de R$30 bilhões. Trata-se de um dos espaços mais cobiçados no governo, ligado ao Ministério da Educação.

Os “verdes” apresentaram a proposta à presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), acreditando que merecem um tratamento melhor no segundo escalão, na ausência de espaço nos ministérios. A petista assumiu o compromisso de avaliar o pedido e responder o mais rápido possível.

Surgiu a especulação na imprensa nacional de que o PV ficaria com o comando do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mas não houve oferta oficial e a sigla vai insistir no FNDE.

Na Bahia, o PV já foi informado por emissários do governador Jerônimo Rodrigues (PT) de que não continuará no comando da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb). O atual titular do órgão, Luiz Antônio de Araújo, foi indicado pela sigla após a formação, em 2022, da federação com o PT e o PCdoB, colocando os “verdes”, então aliados do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União), na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Quem deve assumir a Fapesb é o ex-reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Paulo Gabriel, da cota pessoal do governador.

Política Livre
Comentários