Foto: Divulgação
O deputado Rosemberg Pinto 28 de fevereiro de 2023 | 12:19

Deputado garante que votação de pareceres sobre TCM acontece após sabatinas; arguição de Tom é antecipada

exclusivas

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Rosemberg Pinto (PT), explicou a este Política Livre que a votação, no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), dos pareceres sobre a admissibilidade das candidaturas da ex-primeira-dama Aline Peixoto e do ex-deputado estadual Tom Araújo (União) ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) só vai acontecer após as sabatinas dos dois postulantes, como havia sido acordado com a oposição. Ele explicou que a arguição de Tom foi antecipada de terça-feira (07) para segunda-feira (06).

“O ex-deputado pediu, por questões de saúde, para mudar a data da arguição dele e nós aceitamos. Aline será ouvida pelos deputados na segunda pela manhã e Tom falará após a sessão plenária da tarde. Após as falas é que os pareceres serão votados, nos dois turnos”, disse Rosemberg.

Nesta terça-feira (28), a presidente da CCJ, Maria Del Carmen (PT), convocou, no Diário Oficial do Legislativo, os membros da comissão para votarem na segunda-feira (06) os dois pareceres, em duas sessões, uma ordinária e outra extraordinária.

Como a sabatina de Tom foi antecipada para este dia a tarde, a sessão extraordinária do colegiado vai acontecer logo após, no mesmo período, quando será votado o relatório do deputado Júnior Nascimento (União) a favor da candidatura do aliado. Aline será ouvida pela manhã, a partir das 10h. Depois da arguição, o parecer da deputada Ivana Bastos (PSD) pedindo a aprovação da candidatura dela será apreciado no mesmo turno.

“Acredito que as duas candidaturas serão aprovadas na CCJ e seguirão ao plenário”, disse Rosemberg, que aposta ainda em sabatinas tranquilas. “Não vejo clima na Casa para que se tente constranger Aline ou Tom. Não acredito nisso”. Os dois candidatos ao TCM serão arguidos por dez parlamentares, sendo cinco indicados pela base do governo e cinco pela oposição. A eleição em plenário está prevista para ocorrer no dia 8 de março.

Política Livre
Comentários