Foto: Antônio Queirós/CMS
Câmara Municipal de Salvador 28 de fevereiro de 2023 | 08:04

Fiéis na balança em comissões, vereadores independentes prometem não criar obstáculos a projetos de Bruno Reis

exclusivas

Fiéis da balança nas comissões temáticas da Câmara Municipal de Salvador, inclusive entre as mais importantes, os vereadores da bancada independente na Casa prometem não criar obstáculos para a aprovação de projetos enviados pelo prefeito Bruno Reis (União). O discurso, ao menos no momento, é de colaboração.

O bloco é formado pelo PTB, PL, PSD e Podemos, e conta oficialmente com seis representantes. Apesar do número pequeno de edis, tem grande força na Câmara, a começar pela participação do próprio presidente da Casa, Carlos Muniz (PTB), que tem manifestado o desejo de atuar em harmonia com o prefeito.

Além disso, outros dois vereadores independentes, Alexandre Aleluia (PL), líder do bloco, e Sidninho (Podemos), ambos muito próximos de Muniz, exercem grande influência no Legislativo, o que fica evidente quando se observa a presença deles nas comissões mais importantes e no comando de colegiados permanentes, temporários, frentes parlamentares e cargos de liderança – são essas posições que somam “pontos” acumulados pelos edis para a contratação de assessores.

Aleluia é membro titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais relevante e por onde passam praticamente todas as iniciativas legislativas do Executivo e da própria Câmara. Há outro titular da bancada independente no colegiado: o vereador Edvaldo Brito (PSD). A base governista soma três representantes – Paulo Magalhães Júnior (União), presidente da comissão, Téo Senna (PSDB) e Júlio Santos (Republicanos) – e a oposição conta com dois – Luiz Carlos Suíca (PT), vice-presidente, e Henrique Carballal (PDT).

Ou seja, dos sete componentes, a base do governo tem três votos assegurados na CCJ e, para aprovar projetos enviados por Bruno Reis, precisa do apoio de um dos independentes, conquistando a maioria. “Não irei criar obstáculos para a aprovação de projetos do Executivo. A minha intenção é colaborar com a cidade. Só não vou votar a favor de propostas que eu considere que ferem os princípios ideológicos que defendo”, disse Aleluia a este Política Livre.

Aleluia, inclusive, já foi presidente da comissão na legislatura passada e nesta teria sido indicado como titular da CCJ pelo próprio Muniz. O mesmo teria ocorrido com Sidninho na Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização, considerada a segunda mais importante da Casa – o edil é vice-presidente.

Neste colegiado, a base do governo conta com três membros titulares – Daniel Alves (PSDB), que é o presidente, Átila do Congo (Patriota) e Duda Sanches (União). A oposição, por sua vez, tem dois – Marta Rodrigues (PT) e Joceval Rodrigues (Cidadania). O outro integrante é o vereador Alfredo Mangueira, que, embora seja do MDB, partido que faz oposição a Bruno Reis, se coloca como independente, apesar de ser visto como governista pelos pares.

“Sou do MDB e sempre vou ouvir o meu partido, que hoje é oposição na capital. Agora os projetos do Executivo que forem bons para Salvador eu vou votar a favor. Não vou ser contra a cidade Não vou sujar o prato que a gente comeu e não serei agora oposição radical. A gente vai seguir o rumo da cidade”, disse Mangueira ao Política Livre após tomar posse, em janeiro deste ano – ele estava na suplência.

“Acredito totalmente na responsabilidade que tanto Alexandre Aleluia quanto Alfredo Mangueira têm com a cidade, como confio nos demais vereadores, pois a Casa coloca os interesses de Salvador em primeiro plano. Não creio que tenhamos problemas em aprovar os projetos do Executivo nas comissões ou em plenário, até porque temos a maioria na Câmara, onde estamos vivendo um novo momento de entendimento e diálogo”, declarou o líder do governo, Kiki Bispo (União), ao Política Livre.

Os independentes também podem decidir a votação de projetos em outras comissões – no total, a Câmara possui 13 colegiados permanentes. O vereador Toinho Carolino (Podemos), por exemplo, tem o voto decisivo a favor ou contra o governo na Educação, Esporte e Lazer. Dos independentes, entretanto, Toinho, que também tomou posse em janeiro deste ano após sair da suplência, é visto pelos pares como o mais ligado a Bruno Reis.

Há, ainda, comissões em que o governo tem ampla maioria de membros titulares, a exemplo da de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Relações Internacionais, e outras em que a oposição tem maioria, como é o caso da Cultura.

Política Livre
Comentários