Foto: Política Livre
´Deputada federal Lídice da Mata 13 de março de 2023 | 15:04

Apesar de divergências na Bahia entre PSB e PDT, Lídice diz que federação é positiva para os dois partidos

exclusivas

Presidente estadual do PSB, a deputada federal Lídice da Mata afirmou nesta segunda-feira (13), durante a posse da nova diretoria da União dos Municípios da Bahia (UPB), que a federação com o PDT, apesar das divergências na Bahia, será positiva para os dois partidos.

“O que está se discutindo é um projeto nacional. A federação servirá aos dois partidos. Vai ter dificuldade nos estados, mas isso será discutido e vai se tentar resolver de acordo com a necessidade de cada local. Acredito que tanto para o PSB quanto para o PDT será importante porque os dois perderam muito na última eleição”, declarou Lídice.

Ela frisou que há uma tendência de os partidos brasileiros se unirem para disputar as próximas eleições. “Aliás, nós discutimos isso na eleição de 2022 com o PT, mas não foi possível porque o PT é muito maior e desequilibrava o fórum de decisões internas”, lembrou. Antes do pleito de 2022, os petistas formaram uma federação com o PCdoB e o PV. Na época, o PSB participou das discussões, mas não integrou a aliança.

Na semana passada, a Executiva nacional do PSB aprovou a continuidade das negociações com o PDT em torno da federação. O diretório baiano foi favorável. O Solidariedade também tem interesse em integrar o grupo. Nesta terça-feira (14), deve ocorrer um encontro em Brasília com o presidente nacional dos três partidos para tratar do assunto.

Na Bahia, o PDT e o Solidariedade apoiaram, em 2022, a candidatura do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União) a governador, enquanto o PSB ficou ao lado de Jerônimo Rodrigues (PT). Enquanto o PDT segue na oposição ao PT, o Solidariedade já busca uma aproximação com o Executivo estadual.

Política Livre
Comentários