Foto: Ala Marques/Folhapress/Arquivo
13 de março de 2023 | 11:40

Candidatos baianos podem tentar fazer toda sorte de estripulia, mas chances de indicação ao STJ são hoje nulas

exclusivas

Nenhum dos candidatos baianos às vagas de desembargador ou advogado no Superior Tribunal de Justiça (STJ) têm chances reais de indicação pelo governo Lula.

A informação foi dada há pouco a este Política Livre por fonte brasiliense muito ligada ao presidente, afirmando que o ‘acotovelamento’ local pela disputa tem sido motivo de piadas na capital da República.

Em primeiro lugar, porque os representantes baianos do PT mais próximos do presidente hoje não estão dispostos a pressioná-lo por espaço no Tribunal.

Avaliam que o custo-benefício dos pedidos não compensa. É melhor trocar as eventuais indicações por cargos em ministérios ou estatais.

Depois, o número de concorrentes deve bater o recorde após mais de seis anos de abstinência petista em Brasília.

A expectativa é de que concorram às vagas candidatos de todas as partes do país, transformando a disputa numa das mais acirradas à Corte dos últimos tempos.

Num cenário desses, é melhor recuar e não gastar munição apostando em ninguém, avalia a mesma fonte brasiliense referindo-se ao comportamento racional dos políticos.

Portanto, quem vem usando o momento para buscar se auto-valorizar junto a segmentos econômicos, políticos e, principalmente do Judiciário, dizendo que está no páreo e que pode ser indicado, está blefando.

A fonte acrescenta um dado digno de reflexão o qual, entretanto, não explica direito: por algum motivo muito sério, a presença de baianos em cargos de indicação política do Judiciário em Brasília vai demorar.

Política Livre
Comentários