Foto: Divulgação
O deputado estadual Marcinho Oliveira 07 de março de 2023 | 11:21

Líder do União Brasil na Assembleia diz que Aline deveria ser indicada para cadeira da cota do governo no TCM

exclusivas

Líder do União Brasil na Assembleia Legislativa, o deputado Marcinho Oliveira (União) afirmou que a ex-primeira-dama Aline Peixoto deveria ter sido indicada a uma cadeira no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) em uma das vagas pertencentes ao Executivo que serão abertas ainda na gestão de Jerônimo Rodrigues (PT).

“Não sou contra Aline. Mas sou a favor que a vaga que está em disputa no momento seja disponibilizada de fato à Assembleia, como diz a regra. Cabe ao Legislativo indicar o nome, e não ao Executivo. Acredito que se a ex-primeira-dama tivesse sido inscrita como candidata para ocupar uma cadeira em um dos tribunais de contas na cota do governo, não haveria todo esse clima de disputa. Mas a prerrogativa agora é da Assembleia”, disse Marcinho a este Política Livre.

“A oposição poderia votar, por exemplo, nos deputados Fabrício Falcão (PCdoB) ou Roberto Carlos (PDT), que desejam entrar na disputa agora, afinal eles são parlamentares, são da Assembleia. Mas eles não foram contemplados pelo governo. Por isso, vamos votar no ex-deputado Tom Araújo porque ele pertenceu a esta Casa”, acrescentou o parlamentar.

No TCM, o conselheiro José Alfredo Rocha Dias vai se aposentar ainda este ano. A cadeira vaga precisa ser preenchida por indicação do Executivo estadual, mas o nome deve ser, pela regra, de um dos auditores da própria corte. Também se aposenta este ano, no mesmo tribunal, o conselheiro Fernando Vita, e o substituto será indicado pela Assembleia.

Somente em 2024 haverá uma vaga no TCM a ser preenchida por indicação de Jerônimo: a do conselheiro Mário Negromonte, indicado ao posto em 2014 pelo então governador e atual senador Jaques Wagner (PT). A vaga em disputa no momento entre Aline Peixoto e Tom Araújo pertenceu ao conselheiro Raimundo Moreira, que se aposentou ano passado.

Política Livre
Comentários