Foto: Política Livre
Secretário estadual de Segurança Pública, Marcelo Werner 23 de março de 2023 | 16:08

Mesa Diretora da Assembleia mantém convocação do secretário da Segurança

exclusivas

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa manteve a decisão da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Casa de convocar o secretário estadual da Segurança Pública, Marcelo Werner. O líder do governo, Rosemberg Pinto (PT), havia solicitado a anulação da convocação, articulada pela bancada de oposição.

“Isso terá que ser decidido agora no âmbito da própria comissão, diante da nova composição. A Mesa Diretora apenas atuou apenas para garantir a proporcionalidade”, disse ao Política Livre o presidente da Assembleia, Adolfo Menezes (PSD).

Como revelou este site, Rosemberg promoveu uma pequena “dança das cadeiras” na Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública para tentar evitar novas derrotas. Três dos quatro suplentes do colegiado eram da oposição, o que permitiu a convocação do secretário. Com as alterações, acordadas com o líder da oposição, Alan Sanches (União), agora há dois de um lado e dois do outro.

Além disso, Rosemberg inverteu os papeis de Laerte do Vando (PSC) e de Robinson Almeida (PT), que eram, respectivamente, titular e suplente no colegiado, presidido pelo oposicionista Pablo Roberto (PSDB). O líder da maioria também retirou da comissão a deputada Fátima Nunes (PT), até então titular, e indicou como substituto o deputado Vitor Azevedo (PL), da bancada independente, porém cada vez mais próximo da base governista. As alterações têm como objetivo fortalecer a defesa do governo.

Marcelo Werner era esperado nesta quarta-feira (22) na Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia. Há duas semanas, o colegiado havia aprovado, também com a maioria formada pelos suplentes oposicionistas, o convite para o comparecimento do secretário, que não apareceu. Por isso, os parlamentares decidiram convocá-lo.

Se a convocação não for anulada na comissão na semana que vem, como pretende a base do governo, Werner tem 30 dias para agendar a presença.

Política Livre
Comentários