Foto: Reprodução
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) 10 de abril de 2023 | 18:50

Deputados do governo e da oposição avaliam primeiros 100 dias de gestão Jerônimo Rodrigues

exclusivas

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) completou nesta segunda-feira (10) os primeiros 100 dias de gestão. Entre os marcos iniciais do sucessor de Rui Costa (PT), atual ministro da Casa Civil, estão o lançamento do programa Bahia Sem Fome e o alinhamento intenso com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além de uma viagem à China, da qual o chefe do Executivo estadual só retorna no dia 16 de abril, para tentar viabilizar promessas petistas antigas, como a construção da ponte Salvador-Itaparica.

Enquanto para parlamentares da base aliada Jerônimo está indo bem, na oposição as críticas apontam falta de planejamento e de ações concretas nesses primeiros 100 dias de gestão. Na Assembleia Legislativa, os líderes da maioria e da minoria, por exemplo, têm visões bastante distintas, como era de se esperar.

“Jerônimo começou bem, até porque é um governo de continuidade. Ele tem feito entregas quase todos os dias de obras e ações planejadas e deixadas pelo ex-governador Rui Costa, além das iniciativas próprias, como o programa Bahia Sem Fome. Ainda encontrou tempo para ir até a China tentar trazer uma montadora de veículos elétricos e dar andamento à ponte Salvador-Itaparica. Na Assembleia, aprovamos um projeto que para dar segurança jurídica às ações na área de entretenimento e cultura”, disse o líder do governo na Casa, Rosemberg Pinto (PT), se referindo à proposta de criação da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Sufotur), que substituiu a Bahiatursa.

“O governo chega hoje aos 100 dias sem ter mostrado um plano de trabalho sequer para os problemas mais urgentes. A gente fica sem saber o que esperar desse governo, é um abismo de ideias. Isso é preocupante. Até aqui a gente só viu a violência aumentar. As facções criminosas seguem dominando as comunidades, e o governo não esboça nenhuma reação. A mesma coisa é na saúde, mais de 250 pessoas amanhecem todos os dias esperando por uma regulação só em Salvador. A nova secretária de Saúde até agora não disse para que veio”, avaliou o líder da oposição, Alan Sanches (União).

Alan Sanches rebateu ainda a propaganda feita pelo governo para marcar a data, com a mensagem “100 dias do governo que chegou chegando”.

“É mais uma propaganda enganosa. Não tem nada de novo, são obras que já estavam prontas e que eles querem fantasiar para enganar a população”, denuncia, ao ironizar que o governador estendeu a estadia na China justamente por não ter o que entregar. “Se tivesse alguma coisa, ele estaria aqui”.

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) ressaltou a parceria entre Jerônimo e Lula nos 100 dias de ambos os governos, com destaque para a volta do programa Minha Casa, Minha Vida, o combate à fome e o desenvolvimento inclusivo e sustentável.

“Na Bahia, temos um governador que exerce uma liderança diferenciada, igualmente comprometida com as causas populares, e que já realizou importantes entregas nesses dias de gestão, como mais de nove escolas de tempo integral, projetadas em sua gestão na Secretaria de Educação, o Centro Estadual de Combate a Anemia Falciforme, o lançamento do programa Bahia Sem Fome e a busca por parcerias e investimentos para nosso estado na China”, listou o petista.

Para o deputado estadual Júnior Nascimento (União), além de aumentar impostos como o ICMS, Jerônimo “pongou” nas obras deixadas pelo antecessor. “Torcemos por uma Bahia mais digna, por uma Bahia mais próspera, mas vamos vender o peixe do que se propõe, do que se executou, do que se trouxe de investimento para os baianos, e não pegar ponga em recursos, em licitações, em investimentos do governo anterior”.

Política Livre
Comentários