Foto: Divulgação/Arquivo
Deputado federal baiano Neto Carletto 11 de abril de 2023 | 13:30

Em meio a disputa pelo comando do PP na Bahia, sobrinho de Ronaldo Carletto embarca para a China com Lula

exclusivas

O deputado federal baiano Neto Carletto foi um dos políticos que embarcaram na comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à China, nesta terça-feira. O parlamentar, vice-líder do PP na Câmara Federal, é sobrinho do ex-congressista Ronaldo Carletto, amigo pessoal de Lula e que almeja suceder o deputado federal João Leão, aliado do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União), no comando da Executiva pepista na Bahia.

Logo depois das eleições do ano passado, Ronaldo Carletto emprestou a casa de praia em Porto Seguro para Lula descansar com a primeira-dama Janja da Silva. O ex-parlamentar é muito próximo também do senador Jaques Wagner (PT) e do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).

Em conversas com aliados e com a imprensa, os dois membros da família Carletto apostam que essa aproximação com o PT é um trunfo na disputa pelo comando do PP estadual, uma vez que a maior parte dos políticos de mandato filiados à sigla querem a retomada da aliança com os petistas na Bahia e também nacionalmente. Só que o tio e o sobrinho sabem que internamente o páreo é complicadíssimo.

Isso porque o oponente de Ronaldo Carletto, o deputado federal Mário Negromonte Júnior, também já deixou claro que vai reaproximar o partido do PT, tanto na esfera local quanto regional. E mais: ele tem a maioria dos votos dos convencionais pepistas se houver bate-chapa, além, como o próprio Carletto, de gozar da simpatia dos parlamentares pepistas na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal.

O diretório do PP da Bahia agendou para o próximo dia 17 uma reunião visando chegar a um consenso antes da convenção para a escolha do novo presidente do partido no estado, que deve ocorrer entre o final deste mês e o início de maio. Como apurou o Política Livre nesta terça-feira (11), seja qual for o resultado da sucessão interna o futuro presidente terá o respaldo e o apoio dos membros da sigla, inclusive dos parlamentares.

Também embarcaram com Lula na viagem à China o senador Jaques Wagner e o deputado federal Daniel Almeida, vice-líder do PCdoB na Câmara Federal. No total, Lula convidou 40 autoridades para integrar a delegação. Inicialmente, Lula viajaria em 24 de março, mas, por causa de uma pneumonia, adiou a agenda duas vezes. Ele se encontrará com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), que já está no país asiático.

Política Livre
Comentários