Foto: Divulgação/Arquivo
Líder do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT) 05 de abril de 2023 | 16:15

Pedido de CPI para investigar ações do MST tem 25 assinaturas; Rosemberg aponta inexistência de fato determinado

exclusivas

A CPI proposta pelo deputado bolsonarista Leandro de Jesus (PL) para investigar as ações do MST na Bahia alcançou nesta quarta-feira (05) 25 assinaturas. O parlamentar pretende protocolar o requerimento junto à Mesa Diretora pedindo a instalação da comissão na próxima semana.

O parlamentar disse ao Política Livre que o documento deve ter até 28 assinaturas. Entretanto, para o líder do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT), a CPI não deve ser instalada por ausência de “fato determinado”. “Essa é uma questão federal. O MST não recebe recursos do governo da Bahia. Não vejo objeto para essa investigação, a não ser fazer palanque político”, declarou o petista.

“O governo da Bahia tem atuado para intermediar os conflitos. Quando há ordem de desocupação de área, a polícia também é enviada para fazer o seu trabalho. Então, não vejo motivo para essa CPI”, complementou Rosemberg.

O petista garantiu que não vai trabalhar para que os deputados da base do governo que assinaram o pedido da CPI voltem atrás. Ele frisou, entretanto, que, caso a Mesa Diretora da Assembleia decida aprovar a criação da comissão, não fará a indicação de membros da base aliada. Isso esvaziaria o colegiado.

Até esta tarde haviam assinado o documento, além do próprio Leandro de Jesus, o presidente da Assembleia, Adolfo Menezes (PSD) e os deputados Alan Sanches (União), Ângelo Coronel Filho (PSD), Cafu Barreto (PSD), Jordavio Ramos (PSDB), Diego Castro (PL), Felipe Duarte (PP), Hassan (PP), Marquinho Viana (PV), Júnior Nascimento (União), Luciano Araújo (Solidariedade), Luciano Simões Filho (União), Manuel Rocha (União), Marcinho Oliveira (União), Pablo Roberto (PSDB), Pancadinha (Solidariedade), Emerson Penalva (PDT), Robinho (PP), Samuel Júnior (Republicanos), Tiago Correia (PSDB), Vitor Azevedo (PL), Raimundinho da JR (PL), Pedro Tavares (União) e Kátia Oliveira (União).

Entre os governistas signatários, estão parlamentares do PSD, do PP, do PV e os governistas do bloco independente – Luciano Araújo, Raimundinho da JR e Vitor Azevedo. O número mínimo de assinaturas necessário para a instalação da CPI é de 21.

Adolfo Menezes informou ao Política Livre que “se estiver tudo em ordem com o pedido, a CPI será instalada”. “Eu sou contra a forma como essas invasões de terra acontecem, mas também não podemos criar uma comissão que sirva apenas de palco político”, afirmou. Ao ser protocolado na Mesa Diretora, o pedido deve ser analisado pela Procuradoria Jurídica da Assembleia.

Política Livre
Comentários