Foto: Socorro Araújo / Divulgação / Arquivo
Deputado federal Márcio Marinho (Republicanos) 09 de maio de 2023 | 17:09

Marinho diz que obra próxima a projeto da Universal contou com recursos de emenda de bancada

exclusivas

Em nota enviada a este Política Livre a respeito da matéria “Márcio Marinho direcionou R$ 2,3 milhões em verba pública para asfaltar fazenda ligada à Universal, diz jornal“, o parlamentar do Republicamos argumentou a Associação Beneficente Projeto Nordeste – ABPN, beneficiada com as intervenções realizadas pela Codevasf, já atendeu, por meio do programa Projeto Nova Canaã, a mais de 2.358 famílias carentes do sertão nordestino e que os recursos foram encaminhados via emenda de bancada. “Os recursos foram viabilizados através de emenda de bancada e faremos as devidas correções e esclarecimentos”, disse o deputado federal Márcio Marinho, na nota.

“O reconhecido projeto de educação tem como objetivo promover o desenvolvimento biopsicossocial e a proteção de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, por meio da oferta de um ensino Integral de qualidade – e gratuito – para mais de 600 alunos entre 04 e 18 anos. Além do ensino curricular normal, os alunos têm acesso a atividades extracurriculares complementares. Os beneficiados recebem tanto alimentação no período de atividades (quatro refeições), como o fardamento, material didático, além do transporte escolar tudo, repita-se gratuitamente”, diz o parlamentar, em nota.

Ele ressalta que o local onde ocorreram as obras conta, ainda, com outros importantes projetos dentro da cosmovisão de desenvolvimento humano por meio da solidariedade e das ações sociais positivas. “Feitos tais esclarecimentos, fica claro que o projeto Fazenda Nova Canaã, cuja atuação séria ao longo dessas duas décadas de existência ininterrupta e reconhecida tanto regional, quanto nacionalmente, presta inegável de interesse social. Assim, a atuação no Terceiro Setor em colaboração ao próprio Poder Público sempre foi, como também neste episódio, pautada pela mais estrita Legalidade”, segue a nota.

Em relação a obra em si, prossegue a nota do parlamentar, “tratou-se de asfaltamento das vias de circulação do projeto com o objetivo claro de facilitar o acesso do nosso público, alunos, pais colaboradores que antes ficavam sujeitos a atravessar a lama nos períodos de chuva ou a poeira na seca. Lembrando que a instituição se mantem basicamente de doações privadas e que portanto o poder público, através da CODEVASF, na verdade estava contribuindo para melhor prestação de serviços e nada além disso”.

Quanto ao fato de ser uma instituição privado (ou não governamental) isso em nada impede o recebimento dos serviços citados, pois como já sua existência é voltada especialmente para prestação de serviços de interesse público, à exemplo do que ocorre com as Santas Casas ou as Fundações Privadas de Ensino e Saúde, todas elas, ou pelo menos grande parte beneficiárias de serviços ou mesmo recursos públicos repassados diretamente.

Davi Lemos
Comentários