Foto: Reprodução/Facebook
O presidente do PV, Ivanilson Gomes 05 de maio de 2023 | 21:01

PV deve ficar de fora do segundo escalão e emplacar diretorias no Detran e no Inema; oferta será analisada pelo partido

exclusivas

O governo Jerônimo Rodrigues (PT) ofereceu ao PV o controle político de uma diretoria do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão ligado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), e uma outra no Detran. A informação foi confirmada ao Política Livre por duas fontes ligadas ao Executivo estadual.

No Inema, o PV poderá optar pela diretoria de Regulação ou a de Recursos Hídricos e Monitoramento Ambiental. No Detran, a estrutura oferecida ao partido, que integra a federação com o PT e o PCdoB, foi a Coordenação de Articulação e Apoio às Unidades Descentralizadas (Caad), um dos espaços cobiçados do governo.

O partido deve dar uma resposta sobre a oferta do governo na próxima semana. Antes, era cogitado que a sigla indicasse o comando da Empresa Gráfica da Bahia (Egba), mas o entendimento das fontes ouvidas pelo Política Livre é que a nova oferta é melhor, embora não sejam estruturas consideradas oficialmente de segundo escalão.

A Caad é responsável por coordenar as 217 ramificações do Detran no interior, a exemplo dos Ciretrans. Mas esses cargos regionais e municipais também serão distribuídos a outros aliados, mas a promessa é que o PV tenha alguma proeminência.

Vale lembrar que o governo também já havia cogitado entregar o comando da Companha de Pesquisa Mineral (CBPM) ao PV, mas Jerônimo optou por convidar para a presidência da estatal o vereador Henrique Carballlal (PDT), embora a contratação ainda não tenha sido oficializada por questões legais (clique aqui para ler).

Nesta sexta (5), o presidente do PV, Ivanilson Gomes, foi recebido pelo secretário estadual de Relações Institucionais, Luiz Caetano. O site tentou contato com o “verde”, mas não obteve retorno.

Ivanilson, que esteve com Jerônimo num encontro na última terça (2), um dia antes da reunião do conselho político, vinha manifestando publicamente insatisfação com a falta de definição do espaço do PV no governo, assim como parte da bancada da legenda na Assembleia Legislativa.

Política Livre
Comentários