Foto: Divulgação
Vereador de Salvador Henrique Carballal (PDT) 16 de junho de 2023 | 13:23

Após mudar estatuto, CBPM terá assembleia para confirmar nome de Henrique Carballal no dia 21

exclusivas

O Conselho Administrativo da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) marcou para o próximo dia 21 uma assembleia para a escolha dos novos diretores da estatal. Na ocasião, deverá ser confirmado o nome do vereador de Salvador Henrique Carballal (PDT) para o cargo de presidente, em substituição a Antonio Carlos Tramm.

Conforme já havia sido antecipado pelo Política Livre, os acionistas da CBPM alteraram, em assembleia virtual realizada nesta quinta-feira (15), o estatuto da companhia para permitir que políticos com mandato assumam cargos na diretoria. O entendimento é que a nova regra não viola a Lei das Estatais em função do faturamento da empresa.

Com a mudança estatutária, removeu-se o último obstáculo para que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) possa indicar o vereador de Salvador para o comando da estatal em cota pessoal, uma vez que o partido de Carballal, o PDT, está na oposição. O edil também é próximo do vice-governador Geraldo Júnior (MDB) e do presidente da Câmara Municipal da capital, Carlos Muniz (PSDB).

Com a indicação formalizada pelo chefe do Executivo, o nome de Carballal precisa ser aprovado pelos cinco membros do Conselho de Administração da companhia, o que deve ocorrer no dia 21, antes do São João. Além disso, os conselheiros devem confirmar os nomes do administrador Inácio Matos para a diretoria Administrativa e Financeira e do geólogo Manoel Barretto, velho conhecido da estatal, para a diretoria Técnica. Os dois foram escolhidos por Carballal.

Com isso, o atual diretor administrativo e financeiro da companhia, Carlos Luciano de Brito Santana, ligado à deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), deixa o posto, bem como o diretor técnico Rafael Avena, um dos colaboradores mais antigos nos quadros da CBPM.

O atual presidente da CBPM, Antonio Carlos Tramm, indicado pela deputada federal Lídice da Mata (PSB), deve assumir o comando da Companhia das Docas da Bahia (Codeba).

Política Livre
Comentários