Foto: Divulgação
O deputado Hassan 30 de junho de 2023 | 07:53

Hassan solicita à secretaria de Saúde que cobre a implantação da Unacon em Jequié

interior

Em entrevista na Rádio 89,7 Jequié FM, na manhã dessa sexta-feira (29), o deputado municipalista Hassan (PP) reafirmou que “é de suma importância que Jequié se torne um polo regional de referência em tratamento oncológico com a implantação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) para que possa atender os pacientes em tratamento dos 27 municípios de nossa região”. Ele informou que solicitou audiência com a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, “para, mais uma vez, cobrar que o governo do Estado interceda junto ao Ministério da Saúde para implantar, imediatamente, a Unacon em Jequié”.

O parlamentar esclareceu que “não estamos discutindo quem será o prestador do serviço. O que está em debate é a urgente implantação da Unacon em nosso município. Temos o Hospital Prado Valadares e o Santa Helena aptos para receber a unidade, que seja em qualquer um dos dois, mas que Jequié tenha a Unacon para atender os pacientes em tratamento oncológico dos municípios da nossa região”. Ele acrescentou que “eu, o prefeito Zé Cocá, juntamente com o deputado federal Leur Lomanto, que tem se movimentado em Brasília, estamos empenhados nessa luta e não vamos descansar até alcançarmos essa grande vitória para a população”.

No ofício encaminhado à secretária da Saúde, Hassan destaca que Jequié é um polo de referência em saúde pública, atendendo à população de dois territórios de identidade. E pondera que os números de casos de câncer na Bahia e no Brasil tem aumentado, o que pode ser justificado, entre outras razões, pelo envelhecimento da população. “Quanto maior a expectativa de vida, percebe-se um aumento da incidência do câncer. Com isso, é necessário que o Estado atue de modo preventivo, fortalecendo-se para atender adequadamente a demanda em saúde apresentada”, argumenta o parlamentar.

Ele apontou ainda que a implantação da Unacon em Jequié vai humanizar o tratamento dos pacientes, que diariamente são transportados para atendimento em Salvador e ou Itabuna, causando sofrimento a eles e às suas famílias.

Comentários