Foto: Reprodução Instagram
Ex-prefeito ACM Neto, que avalia disputa estadual de 2026 na Bahia 18 de julho de 2023 | 20:07

Com horizonte de 2026 à vista, ACM Neto mantém conversas abertas com Tarcísio de Freitas e Romeu Zema

exclusivas

O ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) manteve encontros com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), na semana passada, e com seu colega de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), sete dias antes.

A movimentação de Neto tem como horizonte as sucessões à Presidência e aos governos estaduais de 2026, a qual seus aliados mais próximos acreditam que disputará na Bahia.

No entorno do ex-prefeito, há convicção de que a inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL) encerrou o ciclo de polarização eleitoral que marcou o último pleito e prejudicou imensamente sua candidatura ao governo baiano.

Desde o princípio avesso ao extremismo bolsonarista, Neto não teve com quem casar sua campanha nacionalmente, estratégia da qual seu adversário do PT, Jerônimo Rodrigues, tirou o máximo proveito com o então candidato Lula, elegendo-se governador.

O que estaria animando o ex-prefeito à disputa de 2026 seria o fato de que os potenciais adversários de Lula na próxima disputa pertencem à chamada centro-direita civilizada, para os quais poderia manter seu palanque aberto na Bahia.

Ele também mantém boa interlocução com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, do PSDB, outro nome que aparece como eventual postulante à sucessão presidencial.

Política Livre
Comentários