Foto: Divulgação/Arquivo
Bacelar, do PV, que ajudou a aprovar dispositivo que beneficia a Bahia na reforma tributária e teme por sua derrubada em nova votação 07 de julho de 2023 | 08:40

Deputado baiano alerta para manobra de Tarcísio e Castro que pode inviabilizar instalação na Bahia da BYD e da Unigel

exclusivas

O deputado federal Bacelar (PV) fez um alerta esta manhã para o risco de as bancadas do Sul e Sudeste derrubarem um artigo acrescentado de última hora na reforma tributária aprovada ontem pelo Congresso que estendeu incentivos fiscais para o Nordeste, o que inviabilizaria, em sua avaliação, a implantação, na Bahia, de empreendimentos como a montadora chinesa BYD e a Unigel.

Ele atribui o risco a uma manobra dos governadores do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), este último considerado um dos grandes fiadores da reforma, que saiu vitorioso ao divergir do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para quem a proposta não deveria ter sido votada agora.

Indignado, Bacelar disse que a manobra de Castro e Tarcísio não passa de preconceito contra o Nordeste.

E chamou a atenção para a ameaça de ser derrubada no formato de destaque ainda esta manhã, em votação prevista para começar às 10h. “Não faz sentido se urdir, na calada da noite, uma manobra dessas a fim de inviabilizar um programa essencial ao desenvolvimento de Estados como a Bahia, que não retiraram absolutamente nenhum direito dos Estados do Sul e do Sudeste na reforma. Não podemos aceitar”, afirmou o parlamentar.

Ele referia-se ao dispositivo incluído de última hora no texto aprovado no plenário da Câmara assegurando benefícios fiscais à montadora chinesa que vai se instalar onde antes funcionava a fábrica da Ford em Camaçari. O tema vinha sendo negociado sob reserva nos últimos dias e virou uma prioridade para o governo, diante do peso desses negócios para a Bahia.

O estado é reduto histórico do PT e também é base eleitoral do ministro Rui Costa (Casa Civil) e do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA). Após a aprovação, a ampliação dos incentivos chegou a ser anunciada com estardalhaço pelos sites jornalísticos. Mas logo em seguida à vitória do Estado da Bahia nas negociações, os governadores do Sul passaram a articular a derrubada do artigo.

Política Livre
Comentários