Foto: Política Livre
A chinesa deve começar a funcionar na quarta fábrica brasileira no segundo semestre de 2024, antes das eleições municipais 04 de julho de 2023 | 11:16

Estrela solo do principal anúncio do governo até aqui, Jerônimo bota chineses para tocar tambor em lançamento da BYD

exclusivas

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) comandou com festa, nesta terça-feira, em um dos principais cartões postais de Salvador, aquele que é o maior anúncio da gestão dele até aqui: a implantação do Complexo Industrial da BYD (Build Your Dreams) em Camaçari, na Região Metropolitana da capital, que deve gerar cinco mil empregos. O evento ocorreu no Farol da Barra.

Com a ausência dos maiores padrinhos políticos, o senador Jaques Wagner (PT) e o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), que estão em Brasília numa semana de votações importantes no Congresso, Jerônimo reinou solo como protagonista de si próprio. E não foi à toa que ele escolheu fazer o anúncio em Salvador, no bairro nobre da Barra, e não Camaçari, para que alcançasse um impacto maior do ponto de vista da visibilidade na principal cidade governada pela oposição no Estado.

Com o anúncio, em pouco mais de seis meses de governo o petista dá passos largos para suprir o vácuo econômico, social e industrial deixado com a saída da Ford, instalada no Estado após uma luta política intensa no início deste século liderada pelo falecido Antônio Carlos Magalhães, fundamental para que a BYD pudesse chegar de forma tão rápida – a chinesa vai comprar a fábrica da norte-americana.

A chinesa deve começar a funcionar na quarta fábrica brasileira no segundo semestre de 2024, antes das eleições municipais. Vai produzir veículos elétricos como ônibus, caminhões e carros de passeio. Alguns dos modelos foram expostos no Farol da Barra durante o evento, incluindo automóveis já vendidos no país, vans e um ônibus elétrico que faz a integração com o metrô no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

O evento contou ainda com as tradicionais baianas paramentadas, que distribuíram fitinhas do Senhor do Bonfim, e apresentações das bandas Didá e Olodum e do grupo Afro Cidade de Camaçari. A vice-presidente global da BYD, Stella Li, e outros chineses presentes ficaram meio sem entender quando o Olodum transformou a solenidade em Carnaval ao som vibrante de “Madagascar” e “Faraó”, acompanhando o ritmo baiano na palma das mãos.

Meio envergonhada, a vice-presidente da BYD ainda arriscou tocar percussão por incentivo de um dos músicos, do Olodum, assim como Jerônimo e o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), os dois demonstrando mais intimidade, naturalmente, para vibração do publico que lotou a enorme tenda montada em frente ao Farol, com um palco para apresentações musicais e um enorme palanque.

Claro, vários cotados para disputar a Prefeitura da capital com o apoio de Jerônimo aproveitaram a oportunidade para aparecer no anúncio, classificado pelo governador como um “momento histórico”. Estavam no palanque junto com todo o staff do Executivo estadual o presidente da Conder, José Trindade (PSB), os deputados estaduais Robinson Almeida (PT) e Olívia Santana (PCdoB) e o vice-governador Geraldo Júnior (MDB).

O presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Menezes (PSD), participou do evento, assim como diversos outros parlamentares e prefeitos Região Metropolitana, a exemplo do de Camaçari, Antônio Elinaldo (União), convidado por Jerônimo mesmo sendo adversário político. O único congressista presente foi Netto Carletto (PP). A instalação da BYD na Bahia foi negociada durante a longa viagem feita por Jerônimo à China no primeiro semestre, e conta com o apoio do governo federal.

Política Livre
Comentários