Foto: Divulgação
PF combate desvio de recursos para enfrentamento à Covid na Bahia 07 de julho de 2023 | 09:26

PF combate desvio de recursos para enfrentamento à Covid na Bahia

interior

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (07) a Operação Trapaça e cumpriu sete mandados de busca e apreensão na Prefeitura Municipal de Ilhéus e em residência e estabelecimentos comerciais de servidores públicos.

Os mandados estão sendo cumpridos por mais de 30 policiais federais em Ilhéus, Distrito de Olivença e Itabuna, e foram expedidos pela Justiça Federal. A Operação Trapaça é a segunda fase da Operação Nefanda, deflagrada em 2021 pela Polícia Federal e combate o crime de desvio de recursos públicos federais utilizados no enfrentamento da pandemia de coronavírus em 2020.

Durante as investigações, foi contatado que município de Ilhéus, mediante dispensa de licitação, contratou uma empresa sem capacidade técnica e operacional para gerir o abrigo de campanha destinado ao acolhimento de pacientes infectados com Covid-19.

A referida empresa recebeu, à época, mais de R$ 1.2 milhão para administrar o abrigo. O contrato foi analisado pela CGU que constatou superfaturamento de mais de 82% dos valores pagos.

Com o aprofundamento das investigações, foi possível identificar o envolvimento de servidores públicos municipais com o desvio dos recursos públicos do contrato.

Os investigados responderão pelos crimes de fraude à licitação, estelionato, corrupção passiva, falsidade ideológica e associação criminosa.

Comentários