Foto: Divulgação
O presidente da Conder, Zé Trindade 18 de julho de 2023 | 12:53

PT acelera debate sobre sucessão e tenta unificar posições nas direções partidárias; filiação de Trindade vira incógnita

exclusivas

O PT em Salvador acelera as articulações visando a construção de posições unitárias dos comandos municipal, estadual e nacional da legenda. Nesta segunda-feira (17), os vereadores petistas da capital se reuniram com o presidente do partido na Bahia, Éden Valadares, para alinhar o discurso e tratar da sucessão.

Um dos temas em pauta foi a possível filiação do presidente da Conder, José Trindade, atualmente no PSB, ao PT. O assunto, que divide os petistas, ainda é tratado como especulação, uma vez que o dirigente não formalizou um pedido de ingresso na legenda. Trindade, que já foi vereador na capital, é tido como o nome predileto do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), para disputar o Palácio Thomé de Souza em 2024.

Éden, por exemplo, tem dito que não está no horizonte do PT a filiação de Trindade. Por outro lado, o vereador Arnando Lessa, que é vice-presidente municipal do partido, defende o ingresso do presidente da Conder na sigla, e manifestou novamente essa posição na reunião de ontem.

Como já revelou este Política Livre, a maioria da bancada do PT na Câmara Municipal tem a inclinação de apoiar o nome do deputado estadual Robinson Almeida como postulante petista à Prefeitura. Na semana passada, inclusive, o parlamentar foi ouvido pela comissão política e eleitoral do diretório municipal. Embora não seja do PT, José Trindade foi convidado para ser ouvido na mesma comissão, o que deve ocorrer nos próximos dias.

“Não temos nenhum veto ao nome de Trindade. Mas há divergências sobre ouvi-lo nesse momento, uma vez que ele não está no partido, não pediu filiação, e estamos dialogando com os pretensos candidatos petistas em Salvador. Embora a gente defenda também a união dos partidos da base do governador Jerônimo Rodrigues, achamos que um nome do 13 tem mais força para derrotar o atual prefeito Bruno Reis (União)”, disse o líder do PT na Câmara Municipal, Tiago Ferreira, a este Política Livre.

Também participaram ontem da reunião na sede da sigla os vereadores Suíca e Marta Rodrigues, além do vice-presidente estadual do PT, Glauco Chalegre. Na ocasião, Éden Valadares deixou claro que o PT também está aberto a apoiar um candidato de outro partido da base de Jerônimo.

O senador petista Jaques Wagner foi outro que ressaltou essa posição recentemente. Os mesmos vereadores devem se encontrar nos próximos dias com o ex-presidente do PT da Bahia Everaldo Anunciação, escolhido pela direção nacional para acompanhar os debates sobre a sucessão na Bahia em em Sergipe.

Jerônimo, a quem, em tese, caberá a palavra final sobre quem será o candidato da base aliada em Salvador – o desejo do governador é que os partidos do grupo lancem um único nome -, ainda não marcou a tão prometida reunião do conselho político para tratar do tema.

Enquanto isso, Trindade tem mantido conversas com lideranças de partidos da base. Recentemente, ele se encontrou com o presidente estadual do Avante, Ronaldo Carletto, e com o deputado federal Neto Carletto, do PP. Do PV, o deputado federal Bacelar apontou, em conversa com o site, que o comandante da Conder é o favorito para disputar a Prefeitura da capital como candidato do grupo de Jerônimo.

Política Livre
Comentários