Foto: Divulgação
O empresário e a equipe técnica da Miolo foram recebidos pela prefeita Juliana Araújo e por secretários municipais 20 de outubro de 2023 | 10:04

Morro do Chapéu recebe visita de CEO da Miolo, uma das maiores produtoras de vinhos do Brasil

interior

Nas últimas semanas, Morro do Chapéu tem dado passos importantes no desenvolvimento da sua viticultura. Além do projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para tornar a cidade a capital do vinho na Chapada Diamantina, o município recebeu a visita de Adriano Miolo, CEO da Miolo Wine Group, uma das três maiores produtoras de vinhos finos do Brasil.

O empresário e a equipe técnica da Miolo foram recebidos pela prefeita Juliana Araújo e por secretários municipais, como forma de retribuir a recepção que a comitiva de Morro do Chapéu teve na Wine South America, considerada uma das maiores feiras da economia dos vinhos, realizada em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, em setembro.

O empresário Jairo Vaz, da vinícola Vaz, e sua equipe acompanharam a comitiva da Miolo na visita a vinícolas do município e mostraram o potencial da enogastronomia sensorial da cidade. A vinícola Vaz é uma das principais produtoras da bebida na Bahia e uma das pioneiras da viticultura no município e na Chapada Diamantina.

A visita teve o objetivo de conhecer as potencialidades de Morro do Chapéu na produção de vinhos finos, a partir da experiência das vinícolas que já estão instaladas no município. A Miolo, que tem sede em Bento Gonçalves, já possui empreendimentos na Bahia, tendo uma grande propriedade em Casa Nova, na região Norte do Estado.

O convite para que a Miolo visitasse Morro do Chapéu foi realizado durante a participação da prefeita Juliana Araújo na Wine South America. Na ocasião, a comitiva teve acesso aos estudos técnicos feitos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sobre o solo e o clima de Morro do Chapéu, atestando a qualidade do terroir para a produção de vinhos finos.

“Durante a feira, fomos convidados pelo empresário Eurico Beneditti para visitar a produção da Miolo, que é uma das melhores e maiores do país. Fomos recebidos também por Paulo Miolo, qu foi muito gentil e agradável conosco. Apresentamos a história de Morro, pioneira em viticultura na Chapada, e os estudos que foram realizados em nossa cidade, que mudaram a visão sobre o potencial do município para o mercado.”, disse Juliana Araújo.

A prefeita apresentou também aos representantes da Miolo os resultados crescentes na produção de vinhos. “Temos convicção de que o desenvolvimento de Morro passa, também, pela viticultura. Não só pelos empregos gerados diretamente mas, também, pelo chamado ‘enoturismo’ que podemos atrair. Pessoas do Brasil inteiro que podem vir à nossa cidade para conhecer a qualidade única do nosso terroir”, disse.

O projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa é de autoria do deputado estadual Pedro Tavares, e propõe ainda a criação do Festival do Vinho, evento anual que ocorrerá no mês de agosto em Morro do Chapéu e terá o objetivo de promover a riqueza vitivinícola da região.

Juliana Araújo afirmou que a gestão municipal continuará investindo para divulgar Morro do Chapéu em feiras e eventos da economia dos vinhos. “Aprendemos muito sobre como os municípios da Serra Gaúcha trabalham, não só cooperando com as vinícolas de lá, mas também como parceiros na divulgação dos produtos e da cidade como destino turístico. Essa é a nossa missão, vamos trabalhar para que Morro continue crescendo nessa área e que se consolide como uma das cidades mais conhecidas na viticultura”, disse a prefeita.

Comentários