Foto: Divulgação
Os atendimentos tiveram início na terça-feira (17) e seguirão até esta quinta-feira (19) 19 de outubro de 2023 | 10:23

Ônibus de saúde da mulher da Cruz Vermelha realiza atendimentos em Catu

interior

O ônibus de saúde da mulher da Cruz Vermelha Brasileira continua sua missão de levar serviços essenciais de saúde a mulheres baianas, desta vez em Catu. Após um início de operações em Pojuca no início deste mês, o veículo itinerante, equipado com um mamógrafo e um aparelho de ultrassonografia, continua a contribuir para o diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero na região.

Em Catu, os atendimentos tiveram início na terça-feira (17) e seguirão até esta quinta-feira (19), direcionados a mulheres com idades entre 25 e 69 anos. Nos dois primeiros dias de operação, mais de 1.000 atendimentos foram realizados. Para acessar os serviços oferecidos pelo ônibus, as mulheres devem apresentar RG, cartão do SUS e uma requisição ou solicitação de exame. O veículo disponibiliza uma gama de exames, incluindo mamografias, preventivos, testagens rápidas para Hepatite, HIV e Sífilis, além de ultrassonografias de mama, tireoide, axilas e pélvica.

O serviço é parte integrante da campanha “Outubro Rosa é o ano inteiro”, que tem como objetivo levar ações de prevenção, especialmente para as mulheres em situação de vulnerabilidade na Bahia. A iniciativa visa proporcionar acesso à saúde e conscientização ao longo de todo o ano, não se limitando apenas ao mês de outubro.

O coordenador estadual da Cruz Vermelha Brasileira na Bahia, Eduardo Umbelino, destacou a importância desses atendimentos. “Estamos comprometidos em levar atendimentos de saúde de alta qualidade às mulheres mais vulneráveis na Bahia. A detecção precoce é a chave para o tratamento eficaz, e nosso ônibus de saúde da mulher desempenha um papel fundamental nesse esforço”, afirmou.

Após Catu, a próxima parada do ônibus será no município de Itagimirim, onde os atendimentos ocorrerão entre os dias 23 e 25 de outubro. A continuidade desses serviços é uma prova do compromisso da Cruz Vermelha Brasileira na Bahia em promover a saúde e o bem-estar das comunidades locais.

Comentários