Foto: Divulgação
Desembargador Júlio Travessa 30 de novembro de 2023 | 14:59

Desembargador Júlio Travessa é reeleito presidente da 2ª Câmara Criminal

exclusivas

O desembargador Júlio Travessa foi reeleito por unanimidade, consecutivamente, presidente da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), à unanimidade, para o ano de 2024. O primeiro mandato foi iniciado no ano de 2022. Atualmente, o desembargador também preside a Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB). Antes, já presidiu a Turma Criminal e a Seção Criminal do TJ.

A eleição foi realizada na tarde desta quinta-feira (30). A Câmara Criminal julga crimes comuns e de responsabilidade atribuídos a prefeitos municipais, mandados de segurança e habeas data contra atos ou omissão de juízes em matérias criminais, além de revisões criminais contra sentença de primeiro grau.

Julio Travessa ingressou no TJBA no ano de 2015 na vaga de desembargador destinada ao Quinto Constitucional destinada a membros do Ministério Público. Ele ingressou no Ministério Público da Bahia (MPBA) em 1991. Foi o primeiro coordenador do projeto ‘MP Vai às Ruas’, coordenou o Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim), ocupou o cargo de promotor corregedor e assessor especial da Procuradoria-Geral de Justiça. Foi empossado como procurador de Justiça em setembro de 2013 e integrou o Conselho Superior do Ministério Público. Além disso, foi professor de Direito e Conselheiro titular do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP). É graduado e Mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Comentários