Foto: Divulgação
Natural de São Luís, capital do Maranhão, Ney de Barros Bello Filho é desembargador federal do TRF1 desde 2013 02 de dezembro de 2023 | 15:32

Desembargador federal Ney Bello recebe título de cidadão baiano na quinta-feira

bahia

O desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), Ney de Barros Bello Filho, vai receber o Título de Cidadão Baiano na próxima quinta-feira (7), às 10h, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Angelo Coronel Filho (PSD).

De acordo com o parlamentar, Ney Bello conquistou uma “sólida carreira jurídica, trilhando um percurso marcado por excelência acadêmica, dedicação à docência e atuação destacada no Judiciário”. Por isso, “a honraria é um testemunho merecido de sua notável trajetória”.

Sobre o desembargador

Natural de São Luís, capital do Maranhão, Ney de Barros Bello Filho é desembargador federal do TRF1 desde 2013. Formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em 1990, também é mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), com pesquisa elaborada na Universidade de Coimbra, Portugal e na Universitá Degli Studi di Lecce, Itália. Pós-doutor em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010).

No Judiciário, ele assumiu o cargo de juiz federal substituto da Seção Judiciária do Maranhão (SJMA), em novembro de 1995, e atuou como juiz da Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais (TR/JEFs) do mesmo estado. O Bello exerceu também o cargo de juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA) de 1996 a 1998.

Ney Bello foi, ainda, promotor de Justiça do Ministério Público Estadual do Maranhão, procurador da República do Ministério Público Federal (MPF), além de ter sido professor adjunto na UFMA.

Política Livre
Comentários