Foto: Divulgação
Solenidade aconteceu na última quarta-feira 07 de dezembro de 2023 | 08:26

Desembargadores do TJ-BA recebem Medalha do Mérito Jurídico

Em cerimônia solene no Tribunal Pleno, o
presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargador Nilson Soares Castelo Branco, condecorou os desembargadores Cássio Miranda, Josevando Andrade e Paulo César Bandeira com a Medalha do Mérito Jurídico. A solenidade ocorreu na tarde da quarta-feira (06), na presença de familiares, amigos e colegas dos homenageados.

“Esses desembargadores são exemplos de Magistrado dignos e honrados, por isso essa condecoração é justa e merecida”, afirmou Castelo Branco. O chefe do Judiciário baiano apresentou um breve currículo dos homenageados e discorreu sobre a história da Medalha do Mérito Judiciário.

Os três magistrados tomaram posse em dezembro de 2022.

Josevando Andrade foi conduzido à solenidade pelos colegas desembargadores: Nilson Soares Castelo Branco, presidente do TJBA; e Márcia Borges Faria, 2ª vice-presidente do TJBA.

Neste momento, o presidente do TJBA passou a condução dos trabalhos para o presidente da Amab, desembargador Júlio Travessa. O desembargador Josevando recebeu a Medalha de sua esposa Angely Lomanto Andrade; filhos Diego Lomanto Andrade e Renno Lomanto Andrade; e netos Davi, Enrico e Mateo. O diploma foi entregue pelo amigo José Nilson Borges e pelo Desembargador Federal, Cândido Moraes Pinto Filho.

O magistrado Cássio Miranda foi conduzido à Plenária pelos colegas desembargadores: Carlos Roberto Santos Araújo; o corregedor das Comarcas do Interior, Jatahy Júnior, em nome próprio e representando o saudoso presidente Edmilson Jatahy Fonseca; e Júlio Cezar Lemos Travessa, presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab).

Recebeu a Medalha de sua esposa Milena Caggy Monteiro d’Almeida Miranda. Para a entrega do Diploma, escolheu a servidora aposentada Ana Maria da Silva, em homenagem aos valorosos serviços prestados como escrivã da 1ª Vara do Júri da Comarca de Salvador. O desembargador Cássio Miranda, ainda, estendeu o reconhecimento a todos os trabalhadores do Poder Judiciário baiano, inclusive os terceirizados.

O magistrado Paulo César Bandeira foi conduzido ao Tribunal Pleno pelos colegas desembargadores Maurício Kertzman Szporer, Mário Augusto Albiani Júnior e Abelardo Paulo da Matta Neto. Recebeu a Medalha de sua esposa Lucilene Soliano Pereira Jorge e filha Mariana Pereira Jorge e o Diploma foi entregue pela desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, presidente eleita para o biênio 2024-2026.

Criada em 1983, a Medalha do Mérito Judiciário é a principal Comenda do Tribunal de Justiça da Bahia. Homenageia desembargadores por méritos e serviços prestados ao Poder Judiciário.

Comentários