Foto: Divulgação
Afoxé Filhos de Gandhy 16 de fevereiro de 2024 | 17:15

Gandhy comemora 75 anos com missa e shows neste domingo

salvador

O maior bloco de afoxé do Brasil, os Filhos de Gandhy, comemora 75 anos neste domingo (18). Para celebrar a data, será realizada uma missa às 9h, na Igreja Rosário dos Pretos, e, às 14h, muita música com Jerônimo, Virgílio Forrozeiro e bandas Filhos de Gandhy e Samba Trator, no Largo do Pelourinho.

“Depois de celebrar no Carnaval, homenageando Caetano Veloso, vamos comemorar no Pelourinho, com o nosso povo, agradecendo, cantando e dançando. São mais de sete décadas levando um legado de paz, alegria e fé. São muitos motivos para comemorar e desejos de muitas outras realizações”, afirmou o presidente dos Filhos de Gandhy, Gilsoney de Oliveira.

História

Fundado em 18 de fevereiro de 1949, por um grupo de trabalhadores negros do cais do Porto de Salvador, os Filhos de Gandhy nasceu como uma entidade afro-brasileira, inspirada pela cultura de paz, igualdade e resistência do ativista indiano Mahatma Gandhi.

Em 1951, foi transformado em afoxé, tendo o candomblé como orientação religiosa e trazendo o agogô nos seus cânticos de ijexá na língua ioruba.

Hoje, com cerca 100 mil associados, o bloco é uma das mais importantes manifestações artísticas e religiosas da cultura e do carnaval da Bahia e do Brasil.

Comentários