Foto: Divulgação
Katia da Saúde explica embate com ex-presidente do PT local 16 de fevereiro de 2024 | 08:47

Jacobina: em carta aberta, vice-prefeita e pré-candidata explica embate com ex-presidente do PT local

interior

Pré-candidata à prefeitura de Jacobina, a vice-prefeita Katia da Saúde, presidente do PSB municipal, publicou uma carta aberta explicando os acontecimentos de 4 de janeiro, quando disse ter sido surpreendida pela presença, na sede do partido na Bahia, da ex-presidente do PT municipal, Mariana Oliveira, e de uma família influente na política local.

De acordo com o texto, Katia estava na sede do PSB na Bahia, a convite da deputada federal Lídice da Mata, presidente da sigla no estado, e de Rodrigo Hita. Na ocasião, Mariana falou sobre suas intenções políticas: ser cabeça de chapa nas eleições do município.

Confira a carta na íntegra:

Carta aberta de Katia da saúde à população de Jacobina

Na tarde de 4 de janeiro de 2024, estive presente na sede do PSB Bahia, partido do qual sou pré-candidata a prefeita e presidenta do diretório municipal de Jacobina, a convite de Lídice da Mata, presidenta estadual e Rodrigo Hita. Estive lá acompanhada das lideranças Juliana Souza, militante da causa animal em jacobina e membro PSB, Son Natula, presidente da Associação de Cachoeira dos Alves e Nilson Carvalho, secretário do PSB Jacobina e presidente da Associação da Caatinga do Moura. Ao chegar lá, fomos surpreendidos com a presença da presidenta do diretório municipal do PT de Jacobina, a dentista Mariana Oliveira, do seu tio prefeito, que é filiado do nosso partido, seu pai, seu esposo e do vereador Carlos de Deus, uma família de poder em Jacobina e região.

Fiquei mais surpresa ainda quando Mariana, que não é filiada ao nosso partido PSB pediu pra falar antes de mim, que sou presidenta do diretório municipal. Sua fala resumiu-se a principal intenção de estar ali: informar que está disposta a entrar para qualquer partido onde ela seja cabeça de chapa nas eleições municipais e que está aberta a qualquer outro que esteja disposto a lhe apoiar nesse sonho, até mesmo aqueles que tanto atacaram a nossa sobrevivência, por esses últimos quatro e terríveis anos. Ou seja, não havia possibilidade de diálogo democrático sobre as necessidades do município atualmente, não havia necessidade de eu argumentar sobre a minha capacidade e longa experiência de gestão do bem público, não interessava a minha história de atuação política na nossa cidade, não se abriu a possibilidade de decidirmos em coletivo.

A conversa não era sobre Jacobina e suas necessidades, a conversa era sobre o sonho de Mariana de ser prefeita, mesmo sem experiência de gestão pública, mesmo conhecendo apenas o centro da cidade de Jacobina, mesmo ainda estando ela no seu início de caminhada, mesmo sem nunca ter prestado serviço concreto à população pobre de Jacobina, mesmo “tomando” o partido de outra mulher, mesmo oprimindo, mesmo machucando.

A vida política para quem escolhe caminhar por essa trilha, pode até render frutos, mas é vergonhosa. É uma caminhada antifeminista, pois passa por cima de outra mulher e ainda submete uma outra, a presidenta estadual do partido, a situação altamente constrangedora de não poder contrariar um homem rico, poderoso, prefeito. Não é esse o legado que nós mulheres políticas devemos deixar para outras que virão. Devemos sim deixar o legado da honestidade e irmandade entre nós.

Apesar de tudo isso, eu, Katia da saúde, que não nasci em berço de ouro e faço política junto ao povo, continuarei de cabeça erguida, lutando pela minha terra, com a consciência limpa, pois nunca prejudiquei ninguém para chegar aonde cheguei, nunca participei de jogo sujo, não devo favores, corro atrás de benefícios para o povo jacobinense quase que diariamente junto ao Governo Federal, Estadual e Municipal e seguirei essa caminhada com quem se identifica com esse jeito de fazer política: o jeito certo de cuidar de gente, ainda que por um caminho mais demorado. Com a vida do povo não se brinca. Na política que honro, o poder pertence ao povo e não às poderosas famílias.

Peço as pessoas de Jacobina que reflitam antes de votar.

Katia da Saúde.

Sanitarista.

Enfermeira.

Especialista em gestão pública.

Ex coordenadora do NRS.

Secretária de Saúde por três vezes.

Ex Diretora de Turismo.

Ex presidente de Associações Rurais.

Vice prefeita de Jacobina.

Comentários