Foto: Divulgação
ACM Neto faltou ao lançamento de Pancadinha em Itabuna 19 de março de 2024 | 10:22

ACM Neto falta a lançamento de Pancadinha em Itabuna para não subir em palanque com ex-aliados do Solidariedade

exclusivas

Principal liderança da oposição ao PT na Bahia, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União) foi a ausência sentida no evento de lançamento da pré-candidatura do deputado estadual Pancadinha (Solidariedade) à Prefeitura de Itabuna, que aconteceu na noite desta segunda-feira (18), numa casa de eventos da cidade.

Embora tenha sinalizado presença no evento, o Política Livre apurou que Neto se ausentou para não ter que subir no mesmo palanque dos antigos aliados do Solidariedade, sobretudo o presidente da legenda na Bahia, o deputado estadual Luciano Araújo, que hoje está na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT). O comandante nacional do partido, deputado federal Paulinho da Força (SP), também participou do ato.

Em conversas antes do lançamento, Luciano Araújo dizia a aliados que aceitaria subir no mesmo palanque de ACM Neto, embora se recuse a ter uma aproximação maior. Ao contrário do presidente do Solidariedade na Bahia, Pancadinha, que reclamou da ausência do ex-prefeito a parlamentares presentes, optou por seguir na oposição ao PT, até para se viabilizar como pré-candidatos, uma vez que Jerônimo pretende apoiar a reeleição do prefeito Augusto Castro.

O Solidariedade apoiou ACM Neto em 2022, mas o partido migrou para a base do governador no início de 2023. O ato foi visto como traição, uma vez que Luciano Araújo só foi eleito por conta do apoio decisivo do prefeito de Conceição do Coité, Marcelo Araújo (União), que teria sido costurado pelo ex-gestor da capital. O parlamentar, que é primo de Marcelo, nega e costuma dizer que Neto queria dividir entre outros postulantes a deputado estadual o apoio do parente que comanda o município da região sisaleira.

“Eu não tenho qualquer problema pessoal com ACM Neto. Sempre fomos corretos com o ex-prefeito desde a fundação do Solidariedade na Bahia. Só que eu escolhi mudar para a base do governo do Estado porque represento municípios carentes, que precisam do apoio do Estado. Mas isso não significa subserviência política. Veja que Pancadinha será candidato da oposição em Itabuna. Em Salvador, por outro lado, estaremos apoiando a candidatura do vice-governador Geraldo Júnior”, declarou Luciano Araújo nesta terça (19).

Além de ser da oposição, Pancadinha é um dos representantes da bancada do deputado federal Elmar Nascimento (União), que participou do lançamento da pré-candidatura do parlamentar em Itabuna, na Assembleia.

Também estiveram presentes no evento os deputados estaduais oposicionistas Marcinho Oliveira (União), Júnior Nascimento (União) e Emerson Penalva (PDT) – os três ligados a Elmar -, além de Pablo Roberto (PSDB), pré-candidato a prefeito de Feira de Santana.

No Palácio Thomé de Souza, o prefeito Bruno Reis (União) demitiu, em 2023, todos os indicados de Luciano Araújo no Executivo municipal.

Política Livre
Comentários