Foto: Sandra Travassos/AL-BA/Arquivo
Plenário da AL-BA 19 de março de 2024 | 06:58

Bancada de Elmar deve dar apenas um voto a favor da PEC da Reeleição na Assembleia

exclusivas

Cinco dos seis parlamentares da bancada do deputado federal Elmar Nascimento (União) na Assembleia Legislativa devem votar contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que garante a reeleição do presidente da Casa numa mesma legislatura. O texto, que deve ser votado nesta terça-feira (19), conforme antecipado pelo Política Livre, pode beneficiar o atual comandante do Poder, deputado Adolfo Menezes (PSD), adversário de Elmar em Campo Formoso, principal reduto eleitoral dos dois.

Integram a bancada de Elmar os deputados Júnior Nascimento (União), Marcinho Oliveira (União), Manuel Rocha (União), Robinho (União), Emerson Penalva (PDT) e Pancadinha (Solidariedade). Com exceção de Robinho, todos estão no primeiro mandato. Nenhum deles subscreveu a favor da PEC, apresentada pelo deputado Nelson Leal (PP) no final de 2023 e que contém 47 assinaturas dos 63 parlamentares da Assembleia.

Primo de Elmar, Júnior Nascimento, no entanto, foi o único membro da bancada que declarou abertamente o voto contrário à proposta. “Sou contra. Defendo a alternância de poder no comando da Assembleia. Nada contra Adolfo, que foi o autor da PEC que acabou com esse negócio de reeleição. Não tem nada a ver também com a disputa política em Campo Formoso. É uma questão de princípio, mesmo”, garantiu, em conversa com o site.

Também devem votar contra a PEC os deputados Marcinho Oliveira, Manuel Rocha e Emerson Penalva. O posicionamento de Pancadinha é visto como uma incógnita. Novo líder do União Brasil na Assembleia, Robinho, tido como integrante mais independente da bancada de Elmar e que tem uma relação pessoal de proximidade com Adolfo, é o único que deve se posicionar favoravelmente ao texto.

Política Livre
Comentários