Foto: Mário Agra/Arquivo/Câmara dos Deputados
Plenário da Câmara dos Deputados 27 de março de 2024 | 07:12

Comissão pede informações sobre inquéritos arquivados por acusados no caso Marielle

brasil

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados pediu à Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro informações sobre os processos arquivados pelos delegados Giniton Lages e Rivaldo Barbosa, implicados na morte de Marielle Franco e Anderson Gomes.

Presidente do colegiado, a deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) afirma que o pedido busca analisar o desarquivamento desses processos.

Ela diz que a solicitação foi feita considerando a possibilidade de que os delegados tenham “atuado, dolosamente, prevaricado, ou efetuado investigação precária e lenta, bem como opinado pelo arquivamento, nos casos de homicídios em suas áreas de atuação.”

Segundo as investigações, Lages é suspeito de obstruir a investigação da morte da vereadora e do motorista. Já Barbosa teria ajudado os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão a arquitetar os assassinatos.

A comissão pediu cópias dos inquéritos policiais que tiveram atuação de ambos, instaurados para apurar homicídios em suas circunscrições, além de cópia dos respectivos laudos de necropsia psicológica emitidos nesses períodos.

“Essa solicitação é fundamental para garantir transparência e responsabilização no processo de investigação de outros crimes. É dever da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial zelar pela integridade e pela justiça em casos que impactam diretamente a vida e a segurança dos cidadãos”, afirma a deputada.

Daniel Weterman/Estadão Conteúdo
Comentários