Foto: Canal Gov/Arquivo
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) 20 de março de 2024 | 18:10

Fundos mudaram investimentos após falas de Lula sobre Vale e Petrobras, diz pesquisa

economia

Fundos de investimentos brasileiros mudaram o perfil de sua carteira após declarações recentes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a Petrobras e a Vale.

Os números fazem parte da pesquisa “O que pensa o mercado financeiro”, realizada pela plataforma de investimentos Genial e pela empresa de inteligência de dados Quaest.

Os dados foram coletados em entrevistas online e por meio de respostas a questionários junto a 101 fundos com sedes em São Paulo e Rio de Janeiro. A pesquisa foi feita entre os dias 14 e 19 de março deste ano.

Mais da metade (57%) dos fundos entrevistados disseram ter alterado a carteira de investimentos em resposta à questão “Após as declarações de Lula sobre a Vale e a Petrobras, você… “. Outros 43% mantiveram o mesmo portfolio.

Os fundos reprovam as declarações de Lula sobre a Petrobras e a Vale. O presidente criticou a intenção da estatal de petróleo de pagar dividendos, dizendo que a empresa tem de pensar em investimentos, não apenas nos acionistas.

Sobre a Vale, Lula afirmou que a mineradora não pode pensar ser dona do Brasil e que as companhias nacionais “precisam estar de acordo com aquilo que é o pensamento de desenvolvimento do governo brasileiro.”

Folhapress
Comentários