Eduardo Salles

Setor Produtivo

Eduardo Salles é engenheiro agrônomo com mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. Está no seu terceiro mandato de deputado estadual e preside a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, além da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Produtivo. É ex-secretário estadual de Agricultura e ex-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura (CONSEAGRI). Foi presidente da Associação de Produtores de Café da Bahia e da Câmara de Comércio Brasil/Portugal. Há 20 anos é diretor da Associação Comercial da Bahia. Ele escreve neste Política Livre mensalmente.

Os desafios na infraestrutura, desenvolvimento econômico e turismo

Debater alguns assuntos são tão necessários para o desenvolvimento da Bahia que às vezes temo ser repetitivo em sempre tratar deles neste nobre espaço. Acredito, porém, que a importância estruturante desses temas para a geração de emprego e renda aos baianos valha a pena sempre a lembrança constante.

A Bahia tem como característica uma absurda concentração do seu PIB (Produto Interno Bruto) em Salvador e Região Metropolitana. Algumas outras regiões têm alguns bolsões de desenvolvimento, geralmente fruto da agropecuária de ponta E atividades específicas. Mas a verdade é que centenas de municípios de nosso Estado ainda dependem de novos vetores para gerar emprego e renda.

Neste terceiro mandato como deputado estadual, assumi um novo compromisso na Assembleia Legislativa da Bahia: a presidência da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo. Em um estado com as características do nosso, os três assuntos têm muito em comum.

E já iniciamos as reuniões do colegiado com uma pauta longa e extensa para ajudar o Executivo a colocar em prática os anseios dos baianos. Temos previsão de receber na Comissão secretários de estado e gestores federais, alguns de forma conjunta com outros colegiados.

A ideia é que todos secretários possam apresentar ao Legislativo o planejamento de investimentos e ações direcionadas por suas pastas à Bahia em 2023 e os deputados estaduais possam contribuir. Os parlamentares têm conhecimento sobre a realidade de municípios e regiões que são úteis para a execução das obras.

Na parte da infraestrutura, nos interessa tratar, entre tantos assuntos, sobre a FIOL (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), o Porto Sul, a ponte Salvador Itaparica e a retomada do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, quatro importantes vetores de crescimento da economia do Estado.

A FIOL e o Porto Sul são obras que vão melhorar a logística de transporte da produção agropecuária e de minérios e ampliar o leque de abertura de agroindústrias no sudoeste e sul da Bahia.

A ponte Salvador-Itaparica será integrada ao Sistema Viário do Oeste, beneficiando aproximadamente 10 milhões de pessoas que vivem em cerca de 250 municípios. A volta das atividades do Estaleiro Enseada do Paraguaçu significa a retomada de milhares de empregos em Maragojipe e mais uma alternativa econômica para o Recôncavo.

No turismo, nossa Comissão deseja participar ativamente com a Secretaria Estadual de Turismo da elaboração e execução de políticas públicas para incrementar o setor, pilar fundamental da economia de nosso Estado.

Pretendemos ainda ajudar o trabalho conjunto entre as secretarias estaduais de Turismo e Infraestrutura para que as zonas turísticas baianas tenham mais infraestrutura e assim possamos aumentar a quantidade de visitantes no Estado, como incremento de voos regionais e internacionais, reforma e ampliação de aeroportos.

Todos esses assuntos correm em paralelo com as atividades da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, que tem a missão de atrair investimentos à Bahia.

Aprendi nestes mais de oito anos como deputado estadual que o trabalho das comissões temáticas são vitais para o Poder Legislativo contribuir com ações do Executivo que melhorem efetivamente a vida da população. E essa será a nossa missão na Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Comentários