Foto: Divulgação
Éden Valadares foi o candidato do senador Jaques Wagner à presidência do PT 20 de outubro de 2019 | 18:27

Vitória de Éden garante escolha de Wagner para candidato do PT ao governo em 2022

bahia

No início da noite deste domingo (20), em Salvador, o PT baiano elegeu seu novo presidente, Éden Valadares, conforme previsto em diversas reportagens deste Política Livre, e encerrou a etapa estadual do 7º Congresso Nacional do partido. Éden teve 230 votos, Elen Coutinho 152 e Jorge Braga 6. Candidato do senador Jaques Wagner, de quem é assessor, Éden Valadares foi eleito presidente do PT da Bahia com uma plataforma de renovação do partido, de democratização da sua gestão, de aproximação com os movimentos sociais e fortalecimento do PT para as eleições 2020 e 2022.

Por esta razão, sua vitória significa a garantia de que o partido vai escolher Wagner para candidato a governador, em 2022. Em sua fala após ser eleito, Éden falou da importância da unidade. “A disputa no PT não nos divide, ela nos multiplica. O PT sai mais forte e mais unido desse congresso estadual. Tivemos um exemplo de vitalidade do PT”, afirmou. Ele também destacou a renovação geracional que marca essa eleição. “Não abriremos mão de defender os legados de Lula, de Dilma, de Wagner e de Rui. Nós vamos honrar a tradição de todos aqueles que construíram o PT. Somos fruto dessa luta dos que nos antecederam. Está dada a transição geracional no PT”, complementou.

O Congresso foi marcado por fortes debates sobre os rumos do partido diante dos desafios da atual conjuntura. Foi forte a defesa de reaproximação do partido com as bases sociais e de atualização dos programas para as disputas eleitorais de 2020 e 2022.

Biografia

Éden Valadares, 37, nasceu em Salvador, é casado, pai de dois filhos e militante do Partido dos Trabalhadores desde 2001.
Éden iniciou sua militância no movimento estudantil universitário, foi diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE) e, no PT, exerceu o mandato de Secretário Estadual de Juventude.

Em 2007 foi nomeado como o primeiro Coordenador de Políticas Públicas de Juventude do Governo da Bahia. A partir de 2011, passou a trabalhar diretamente com Jaques Wagner, de quem foi assessor e chefe de gabinete na Casa Civil da Presidência da República e no Senado.

Comentários