Foto: Divulgação
Guilherme Bellintani ainda não definiu o partido a que se filiar 13 de novembro de 2019 | 10:26

Lula em Salvador pode tratar de uma eventual filiação de Bellintani ao PT para 2020

exclusivas

As amplas perspectivas que, na visão do PT, a soltura do ex-presidente Lula e o enfraquecimento da Lava Jato trazem podem levar o partido a rever seu posicionamento para a sucessão municipal do ano que vem, segundo parlamentares e figuras da cúpula da agremiação com que este Política Livre conversou.

Uma das discussões nas quais o partido deve mergulhar a partir de agora diz respeito à situação do presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani, já assumido veladamente como candidato do grupo do governador Rui Costa (PT) à sucessão do prefeito ACM Neto (DEM).

Até recentemente Bellintani era estimulado a conversar com legendas que integram a base de sustentação de Rui para avaliar uma eventual filiação sob o argumento de que o PT não estava em condições de popularidade razoáveis para recebê-lo nem patrocinar sua campanha em Salvador.

Em outras palavras, se avaliava que a associação entre eles poderia ser eleitoralmente prejudicial ao candidato. Mas, agora, depois que o ex-presidente deixou a cadeia como uma espécie de coroamento da idéia de que a Lava Jato era um conluio determinado a cometer arbitrariedades a fim de prendê-lo a qualquer custo, a história mudaria.

Entre as vantagens que uma eventual filiação de Bellintani ao PT traria está o fato de, assim, o partido obter o compromisso de apoio da militância ao seu nome, o que não é tão seguro se ele estiver na base do governador, mas em outra agremiação.

Neste sentido, o movimento representaria também um freio aos planos do chamado movimento “Eu quero Ela”, que propugna uma candidatura negra à Prefeitura da capital e vem se constituindo, ainda que de forma incipiente, no principal motor de discussão sobre a sucessão municipal na militância.

“De fato, Bellintani no PT teria outra condição, principalmente no sentido de mobilizar nossas bases, mas esta é uma discussão que vai só começar depois da vinda de Lula a Salvador”, confirma uma fonte do PT ao Política Livre, considerando que a presença do ex-presidente na campanha mudará a face da disputa nos municípios.

Comentários