Foto: Laércio Brasil
Olívia Santana é militante histórica das causas negras e se auto-intitula como “A negona da cidade” 03 de novembro de 2019 | 14:52

PCdoB lança nesta segunda Olivia Santana como pré-candidata à Prefeitura de Salvador

exclusivas

Em meio ao lançamento de pré-candidaturas na base do governador Rui Costa (PT) e ao fortalecimento do movimento ‘Eu Quero Ela’, que defende a candidatura de um negro para a disputa à Prefeitura de Salvador em 2020, o PCdoB anuncia nesta segunda-feira (4) o nome da deputada estadual Olívia Santana para representar o partido na sucessão do prefeito ACM Neto (DEM).

Trata-se de um mudança de rota que atesta a influência do “#Euqueroela”, já que o plano inicial dos comunistas era lançar a deputada federal Alice Portugal, que disputou como representante do grupo nas eleições passadas, mas pesou o apelo do movimento negro, bem como o resultado no embate passado que reelegeu o prefeito ACM Neto, principal adversário da ala esquerdista, com 73,99% [982.246 votos] contra 14,55% [193.102 votos], obtido por Alice.

Olívia Santana, por sua vez, que já foi eleita vereadora de Salvador por duas vezes, é militante histórica das causas negras e se auto-intitula como “A negona da cidade”. Ela também foi titular da Secretaria de Educação e Cultura de Salvador, ganhando destaque pela implantação do Sistema Informatizado de Matrícula e do ensino da História da África e da Cultura Afrobrasileira.

Hoje, integra o Fórum das Mulheres Negras e o Conselho de Promoção da Igualdade Racial. Além do PCdoB, conforme o Política Livre antecipou com exclusividade, na próxima sexta (9), o deputado federal Sargento Isidório em Encontro Nacional do Avante em Salvador realiza ato consagrando seu nome para a disputa.

Além disso, o deputado federal Bacelar oficializa o seu nome pelo Podemos no dia 23. E o PP, do vice-governador João Leão, já lançou o deputado estadual Niltinho como seu pré-candidato à Prefeitura da capital baiana. Aliado a isso, o PT, cobrado pelo diretório nacional, se articula para fazer o mesmo. Todos eles deixaram de esperar um posicionamento oficial do governador Rui Costa (PT) em relação ao tema.

Fernanda Chagas
Comentários