Foto: Divulgação/Arquivo
Nelson Pelegrino pode ir para Sedur bancando, como contrapartida, a candidatura de Marta Rodrigues à Prefeitura no PT 07 de novembro de 2019 | 11:09

Pelegrino pode aceitar Sedur, resolver problema de Magalhães e colocar Marta como candidata em Salvador

exclusivas

Avançaram na semana que passou as conversas para a nomeação do deputado federal Nelson Pelegrino (PT) para a secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) em lugar de Sérgio Britto, que decidiu deixar o cargo para retomar suas atividades de deputado federal, especula-se, desgostoso com a falta de autonomia da pasta.

Pelegrino, que havia sido convidado desde o anúncio da saída de Britto, mas não dera resposta, teria se convencido de que pode ocupar o posto depois de impor algumas condições para o fortalecimento da Sedur aparentemente aceitas pelo governador Rui Costa (PT).

O acordo passaria pela neutralização da ingerência em áreas extensas da secretaria por parte do chefe da Casa Civil do governo, Bruno Dauster, figura considerada “intragável” que coleciona número crescente de inimigos na administração estadual.

A nomeação de Pelegrino resolve o problema do suplente Paulo Magalhães (PSD), que assumira o mandato de deputado com a nomeação de Brito, mas acabou tendo que deixar a Câmara às pressas depois que o colega de partido resolveu repentinamente voltar à atividade parlamentar.

Magalhães teria ficado bastante abalado emocionalmente com a situação, levando seu padrinho político, Otto Alencar (PSD), a fazer um apelo ao governo e mesmo a colegas para que se construísse uma alternativa a fim de aproveitá-lo de volta em Brasília.

Caso aceite a indicação à Sedur, Pelegrino terá que abandonar qualquer movimentação pessoal com vistas à sucessão municipal de 2020, o que, na prática, repete um combinado de 2016, quando Rui o nomeou para a pasta do Turismo em troca de seu afastamento do processo sucessório ao Thomé de Souza.

A ausência de Pelegrino da discussão sobre a escolha do candidato a prefeito no campo do governo não significa, entretanto, que seu grupo se afastará do debate. Pelo contrário, pode até fortalecer sua inserção nele, por meio da indicação do nome da vereadora Marta Rodrigues para disputar a Prefeitura pelo PT.

Com reeleição à Câmara Municipal garantida, Marta seria, na visão de quem defende seu nome ao Thomé de Souza, o contraponto perfeito ao movimento que o PCdoB fez ao lançar a deputada estadual Olívia Santana como pré-candidata pelo partido na última segunda-feira.

As duas são mulheres e negras, além de terem forte trabalho na área periférica do município.

Comentários