Foto: Raiane Veríssimo/Política Livre
Plenário da Assembleia 15 de janeiro de 2020 | 18:58

Sob protesto de Alden, Prisco e Hilton, governo consegue aprovar progressão de carreira de PMs e bombeiros

bahia

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, na noite desta quarta-feira (15), o projeto de Lei n° 23.723/2020, que trata da progressão de carreira que prevê mudanças no quadro de cargos efetivos da polícia militar e bombeiros. A votação só foi possível após recuo de parte da bancada da Oposição que, por maioria, votou a favor pela dispensa de formalidades. O líder Targino Machado (DEM) liberou a bancada para votar de acordo com o entendimento de qualquer um. Além do democrata, os deputados Capitão Alden (PSL), Soldado Prisco (PSC) e Hilton Coelho (PSol) votaram contra.

“Vão dizer aí que eu e Prisco somos contra o posto imediato, não é verdade. Somos contra a esse projeto da forma como está aí, que mata sonhos de policiais e bombeiros militares”, bradou Alden ao elencar novamente que o governo obriga os policiais para terem o direito ao posto imediato, têm que se sacrificar, já que nesta quinta (16) termina o prazo para Estados se adequarem ao projeto recém-aprovado pelo Congresso, sob pena de perder o benefício.

Segundo Alden, nenhuma das emendas apresentadas pela categoria foi acatada pelo governo e, mais uma vez, a promessa feita pelo governador Rui Costa (PT) desde 2014 não foi cumprida. Entre elas, a redução do interstício (tempo entre um cargo e outro) da categoria, o aumento do número de promoções e vagas, e definição de promoção automática quando atingir o tempo mínimo exigido entre um cargo e outro.

Já o líder governista Rosemberg Pinto (PT) alega que o projeto traz melhorias e conquistas para a categoria e vai beneficiar mais de 3 mil policiais e bombeiros militares que perderiam o posto imediato caso não fosse aprovado nesta quarta. A sua declaração não agradou policiais e bombeiros que estavam acompanhando a votação da galeria.

Raiane Veríssimo
Comentários