/

Home

/

Noticias

/

Salvador

/

Teste do pezinho tem redução de quase 20% e Apae Salvador faz alerta para pais procurem postos

Teste do pezinho tem redução de quase 20% e Apae Salvador faz alerta para pais procurem postos

Por Redação

14/01/2020 às 18:10

Foto: Divulgação / Apae Salvador

Teste do pezinho permite a detecção de diversas enfermidades e deve ser realizado entre o 3º e 5º dia de vida do bebê

Com o objetivo de chamar atenção da população sobre a importância do teste do pezinho, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Salvador) intensifica este mês as ações para mobilizar pais e mães acerca da necessidade de levar os filhos aos postos de coleta. Famosos como a cantora Claudia Leitte – mãe de Bela, Rafael e Davi – aderiram a mobilização. A artista, com quase 20 milhões de seguidores, compartilhou o card da entidade com o alerta: "Mamãe e papai, não esqueçam de levar o seu bebê para fazer o teste do pezinho".

A preocupação não é à toa. Segundo a diretora médica da Apae Salvador, Helena Pimentel, houve uma redução de quase 20% na procura pelo teste na primeira semana do ano na Bahia, se comparado com o mesmo período de 2019. Ela informou que, no ano passado, nos primeiros setes dias úteis, foram realizados 3.760 testes. Este ano, no entanto, foi registrada uma redução de 746 recém-nascidos, com relação ao mesmo período.

"Por conta disso, alertamos para a necessidade de as famílias levarem os bebês aos postos de coleta. O exame é fundamental para detectar e, como consequência, prevenir e tratar doenças, afirma Helena, acrescentando que a Apae Salvador é credenciada pelo Ministério da Saúde como o único Serviço de Referência em Triagem Neonatal na Bahia.

O teste do pezinho permite a detecção de diversas enfermidades e deve ser realizado entre o 3º e 5º dia de vida do bebê, sempre após 48h da primeira alimentação, alerta a equipe da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O órgão ainda informa que não existem impedimentos para os recém-nascidos que passarem do prazo, mas que é importante que o exame seja realizado o quanto antes para que o tratamento, caso necessário, seja iniciado logo cedo.

Por que fazer?

A maioria das doenças investigadas pelo teste do pezinho são assintomáticas no período neonatal (de 0 a 28 dias de vida) e podem levar a deficiência mental ou afetar gravemente a saúde da criança. Tratadas a tempo, a chance de que a doença não leve a sequelas é grande, melhorando a qualidade de vida dos afetados, como destaca a diretora médica da Apae Salvador.

O teste do pezinho, feito por meio do SUS, permite detectar doenças como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita, deficiência de biotinidase e aminoacidopatias, além de doenças falciformes e outras hemoglobinopatias. No entanto, a Apae Salvador também oferece a ampliação de cobertura para outras doenças, por meio de atendimento particular e convênios.

Após realizar a coleta de sangue, a médica Helena chama atenção para que os pais não esqueçam de pegar o laudo com os resultados, porque esta é a garantia da realização adequada do exame. "Muitas pessoas não se preocupam em pegar os resultados porque acham que, se alguma doença for diagnosticada, a Apae entrará em contato. Nós entramos em contato, mas se por algum motivo a amostra de sangue estiver inadequada ou não chegar a Apae os exames laboratoriais não serão realizados. O resultado dos exames fecha o ciclo do programa e é sempre necessário mostrar o resultado ao pediatra ou à enfermeira do posto", reforça.

A coleta do teste do pezinho pode ser realizada pelo SUS em um dos 4 mil postos de saúde distribuídos em Salvador e em todos os municípios do Estado da Bahia ou na Apae Salvador (Alameda Verona, 32 – Pituba).

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.