Foto: Divulgação/Arquivo
Funcionários não sabem porque motivo a procuradora geral de Justiça quer manter a eleição para hoje de forma presencial 23 de março de 2020 | 08:39

MP contraria recomendação de isolamento e mantém eleição presencial para corregedor para hoje

exclusivas

Procuradores do Ministério Público da Bahia estão protestando contra o fato de a procuradora geral de Justiça, Norma Cavalcanti, ter decidido manter para hoje à tarde, de forma presencial, desconsiderando a crise do coronavírus, a eleição para o cargo de Corregedor Geral do órgão.

Eles alegam que o processo eleitoral poderia ocorrer por sistema, sem a necessidade de presença física nas dependências do MP, ainda mais pelo fato de a procuradora Cleonice de Souza Lima ser candidata única. Ela conseguiu a proeza de ter o apoio de Norma e de sua antecessora, Ediene Louzado.

Pelos cálculos de três fontes do MP com que este Política Livre teve contato por telefone, a expectativa é a de que muitos, dos 57 membros do colégio eleitoral formado exclusivamente por procuradores, sequer saiam para votar, seguindo as recomendações das autoridades sanitárias.

“Não faz sentido o que o MP está querendo fazer. Não há crise nem disputa para justificar um risco deste para os procuradores”, diz uma assessora do Ministério Público que disse ter conversado com pelo menos quatro procuradores que avisaram que não irão participar do pleito.

Ela estima que, dos 57, 37 são maiores de 60 anos, o que significa que integram o grupo de risco para o qual a recomendação do Ministério da Saúde é que permaneçam em confinamento ou isolamento social, evitando se expor desnecessariamente. Segundo ela, inclusive a procuradora-chefe tem 62 anos.

“Até para nós, funcionárias, mesmo mais jovens, a situação é preocupante. Afinal, é preciso trabalhar no sentido de organizar uma eleição que poderia ocorrer de forma remota, evitando risco para todos, inclusive para a procuradora-chefe”, afirma.

Comentários